Funai: Sindsep-DF e entidades se reúnem com presidente para tratar das demandas dos servidores

O Sindsep-DF, em conjunto com a Condsef, FENADSEF e a ANSEF, se reuniu com o presidente da Fundação Nacional do Índio(Funai),  Antonio Fernandes Toninho Costa, na  sexta-feira, dia 3/02, para tratar da pauta de reivindicações dos servidores do órgão. 

Estavam na reunião o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves; o secretário-geral da Condsef e da FENADSEF, Sérgio Ronaldo da Silva; a coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindsep-DF, Thereza Alencar (que também é servidora da fundação); e o presidente da ANSEF, Rogério Eustáquio de Oliveira.  

As principais questões tratadas na reunião foram: 
a) Plano de Carreira Indigenista; 
b) Enfrentamento das medidas legislativas em tramitação no Congresso e que ameaçam os direitos indígenas e a Funai, além daquelas do Executivo, como a Portaria nº 80/2017 do Ministério da Justiça e Cidadania (agora Ministério da Justiça e Segurança Pública);
c) Retomada da demarcação das Terras Indígenas;
d) Cortes nos cargos comissionados de Direção e Assessoramento Superior (DAS);
e) Desestruturação e precarização da Funai; 
f) Convocação dos aprovados no último concurso público realizado pela Funai;
g) Situação de flagelo em que se encontram os indígenas em todo o país.  

Costa afirmou que se empenhará para reformular a Funai, ouvindo os servidores e os indígenas na busca de soluções para que o órgão retome sua capacidade de execução das políticas indigenistas; e solicitou a participação das entidades representativas dos servidores nesse processo. Uma nova audiência deve ser agendada nos próximos dias para dar continuidade às negociações.    

O presidente da Funai também informou que em março realizará uma reunião com os representantes das Coordenações Regionais para um planejamento estratégico das ações do órgão. Em relação ao PCI, solicitou que os servidores se organizem e, junto às entidades representativas, apresentem a minuta de portaria para que o Grupo de Trabalho (GT) inicie as discussões com ênfase na previsão orçamentária para o próximo exercício.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar: