Funai: Sindsep-DF cobra celeridade no andamento dos processos de aposentadoria

A direção do Sindsep-DF reuniu-se na tarde do dia 28/12, com o presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, e assessora da Presidência, Helenir Guilherme Cardoso, para tratar da morosidade no andamento dos processos de aposentadoria dos servidores da fundação. Representando o sindicato estavam o secretário-geral Oton Pereira Neves, e a coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora, Thereza Chistina de Alencar Silveira, servidora da Funai.  

O presidente da Funai informou que existe uma grande quantidade de pedidos de aposentadoria, mas o quadro de pessoal para análise e deferimento dos processos é insuficiente. Segundo ele, o problema será solucionado em breve, visto que foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 a convocação para posse de cerca de 200 novos servidores. De acordo com Helenir, os novos servidores passarão por uma seleção e treinamento para atuar na área.

Em 2017, a Funai deferiu 160 pedidos de aposentadoria e outros 108 foram protocolados, mas ainda não foi possível proceder a análise. O órgão ainda possui 540 servidores no abono permanência, ou seja, aptos para a aposentadoria.

Neves, comentou que esta realidade não é exclusiva da Funai. “O Executivo federal tem hoje 150 mil servidores no abono permanência que, se a Reforma da Previdência passar, devem entrar com pedido de aposentadoria por ‘temer’ perder o seu direito à paridade. Se isso ocorrer, causará um transtorno histórico na eficiência e eficácia da máquina pública”, concluiu.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF
print
Compartilhar: