Fenadsef lança manifesto em defesa da Conab
Fenadsef lança manifesto em defesa da Conab
Deputados Carlos Veras e Rubens Otoni criticam a possível transformação da empresa em agência
Em manifesto divulgado em 16 de março, a Federação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Fenadsef) denuncia o desmonte da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio da retirada de suas atribuições e a anunciada intenção do governo Bolsonaro de transformar a empresa em “Agência de Inteligência Estratégica”, que na verdade, atuaria como uma “agência de informação” para o agronegócio.
No documento, a federação ressalta que essa possível transformação vai de encontro com papel estratégico da empresa para a manutenção da soberania nacional. A Conab é responsável por suprir carências alimentares em áreas desassistidas ou não suficientemente atendidas pela iniciativa privada; garantir ao pequeno e médio produtor os preços mínimos e armazenagem para guarda e conservação de seus produtos; e formar estoques reguladores e estratégicos objetivando absorver excedentes e corrigir desequilíbrios decorrentes de manobras especulativas.
A Fenadsef lembra ainda que há anos os trabalhadores da Conab vêm alertando os governantes sobre os riscos de abandonar as políticas sociais de abastecimento alimentar. “Justo quando a guerra agrava a situação, com resultados imprevisíveis, o governo avança essa ‘reestruturação’…”, destaca o texto.
Parlamentares também denunciam desmonte da Conab e desvalorização dos seus trabalhadores
No mesmo dia, os deputado federais Carlos Veras (PT/PE) e Rubens Otoni (PT/GO) discursaram no plenário da Câmara dos Deputados em defesa da Conab e de seus trabalhadores.
Em seu discurso, Veras alertou que o desmonte da empresa pode prejudicar os estoques de alimentos e o apoio à agricultura familiar, “sobretudo nos momentos de crise, como a pandemia em que vivemos”. “O Brasil quer a companhia fortalecida, cumprindo com o seu papel constitucional de garantir a soberania e a segurança alimentar do povo brasileiro”, afirmou o parlamentar.
O deputado Otoni, afirmou que o desmonte da Conab vem reduzindo os estoques de alimentos. “O resultado é o aumento absurdo no preço dos alimentos, levando o Brasil de volta ao mapa da fome”, afirmou.