Extensão da Pasus

A direção do Sindsep-DF esteve reunida na tarde de hoje (15/09) com o chefe de gabinete da Secretaria de Administração Pública do DF, Jacy Braga, para tratar do processo de extensão da PASUS aos servidores do Ministério da Saúde oriundos da Funasa que recebem a GACEN.

O objetivo dos sindicalistas foi o de pedir celeridade no trâmite do processo quando este retornar da Procuradoria. Ao mesmo tempo, a direção do sindicato solicitou que o projeto de lei com a extensão da PASUS seja enviado em regime de urgência para a CLDF, para que seja votado no mesmo dia.

Braga, mais uma vez, colocou a posição favorável da Secretaria ao pleito e ficou de verificar a possibilidade viabilização do regime de urgência.

Reajuste da GACEN/GECEN
Houve uma vitória parcial no que diz respeito a essa questão. Foi conquistado o reajuste das gratificações, que serão corrigidas para o valor de R$ 721,00. Entretanto, o governo não concordou que o reajuste fosse a partir de janeiro de 2012 e nem com a equiparação com a Indenização de Campo, hoje no valor de R$ 990,00, como queriam os servidores. O reajuste ficou para julho de 2012.

Outro avanço se deu também no índice do reajuste da GACEN/GECEN. O governo se comprometeu a discutir a questão, visto que a Lei 11.784/08, que versa sobre o assunto, diz que o reajuste se dará segundo o reajuste linear para o funcionalismo, o que prejudica muito os servidores, visto que, nos últimos anos, não houve essa forma de reajuste. A alteração da lei facilitaria sobremaneira aumentos futuros em ambas as gratificações.

O Sindsep-DF avalia que essa conquista parcial só foi possível com a mobilização da categoria e nesse sentido, os atos realizados em frente ao MPlanejamento, especialmente durante o período do Acampamento dos Excluídos da Lei 12.277/10, foram fundamentais. Conclamamos também para que a mobilização continue para que novas conquistas sejam alcançadas.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar: