Ebserh: Assembleia indica representantes do DF nas negociações do ACT 2017/2018
Em assembleia realizada dia 21/09, os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lotados no Hospital Universitário de Brasília (HuB) ratificaram a participação do Sindsep-DF nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018 e também autorizaram a Condsef/Fenadsef a negociar o acordo com o intermédio do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Na ocasião foram indicados para compor a Comissão de Negociação os trabalhadores Diogo Luís Costa Mieto e Jailson da Silva Pereira.
Estavam na assembleia o secretário-geral do Sindsep-DF Oton Pereira Neves, o diretor do Sindsep-DF, Antonio Carlos Noleto Gama, o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, e o diretor da confederação, Edilson Muniz.
Na assembleia, a Condsef/Fenadsef esclareceu aos empregados públicos presentes sobre o impasse nas negociações com a direção da empresa, o que forçou várias unidades do país a deflagrarem greve no dia 19 de setembro. No entanto, no mesmo dia do início da greve, o TST convidou a Condsef/Fenadsef para tentar solucionar o conflito, sendo encaminhada e aprovada pelos trabalhadores a proposta de suspensão da greve até as 12h do dia 20/09, com a apresentação pelo juiz auxiliar da vice-presidência do tribunal de um calendário de audiências até o dia 22/09.
Com a suspensão da greve, inicia-se um novo processo de negociação coordenado pelo TST, ficando garantido que até o final das discussões não serão realizados descontos salariais dos dias da greve, e que também estão suspensos os descontos referentes a greves ocorridas ao longo de 2017, ressalvados os que já foram realizados, os quais também passam a ser objeto de negociação.
De acordo com Neves, a expectativa é que as negociações sejam concluídas ainda no mês de outubro. Em sua intervenção, o secretário-geral do Sindsep-DF voltou a afirmar que é um direito dos trabalhadores se organizarem da forma que considerarem mais conveniente, referindo-se a criação de um sindicato específico para o setor, apesar de considerar a questão um erro político. “Só posso afirmar que o Sindsep-DF jamais abandonará a categoria e permanecerá defendendo os seus direitos e a conquista de melhorias no ACT. Até porque, nesse momento de brutal ataques aos direitos dos trabalhadores, é fundamental a unidade da categoria em um sindicato geral”, declarou.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF