Dia dos Aposentados

24 de janeiro é a data em que se comemora o Dia Nacional dos Aposentados. Para o Sindsep-DF, a experiência acumulada por quem tanto trabalhou ao longo da vida deve ser valorizada em todos os sentidos. Por isso, a diretoria do sindicato reafirma seu compromisso de defender, com unhas e dentes, a paridade entre ativos e aposentados.
O governo tenta dividir a categoria com Planos de Carreiras em que a principal diretriz é a gratificação de desempenho. Ruim para os ativos, que vêem sua remuneração à mercê de avaliações, têm seus contratos de trabalho individualizados e deparam-se com a disputa dentro do seu local de trabalho, já que existe o efeito gangorra – para alguns ganharem mais, outros perdem. Ainda, não é incorporada à aposentadoria e, para os atuais aposentados, ela é paga com um valor muito inferior ao concedido aos ativos. Essa política do governo é inaceitável.
Com a reforma da Previdência, aprovada em 2003, os atuais servidores terão de trabalhar mais para poder se aposentar com salário integral. Para os homens, a condição é ter 35 anos de contribuição, 60 anos de idade, 20 de serviço público e 5 no cargo. Para a mulher, é necessário ter 30 anos de contribuição, 55 de idade, 20 de serviço público e 5 no cargo.
Ainda, o Supremo Tribunal Federal julgou constitucional a taxação dos aposentados (11% sobre o exceder o teto de R$ 2.508).
Na luta pela paridade, pela revogação da reforma da Previdência e pela defesa dos direitos e da dignidade dos servidores, chamamos todos a unir forças e exigir do governo Lula que ele faça aquilo para o qual foi eleito: atender as reivindicações dos trabalhadores e do povo e romper com os interesses do capital financeiro.


Fonte: EG 133


print
Compartilhar: