DIA DO ÍNDIO: Em defesa das terras indígenas

Como parte das comemorações pelo Dia do Índio, o Sindsep-DF realiza no dia 19 de abril um ciclo de debates para discutir a questão indígena no Brasil, em especial o direito do índio a terra. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a atual população indígena do Brasil é de 817 mil índios, cerca de 0,4% da população brasileira, segundo dados do Censo 2010. São 220 diferentes povos que falam 180 línguas distintas e estão distribuídos entre 688 terras indígenas e algumas áreas urbanas. Há estimativas de que no Brasil de 1500, a população indígena era de até 10 milhões de habitantes.

Cerca de 60% dos índios do Brasil vivem na região designada como Amazônia Legal, mas registra-se a presença de grupos indígenas em praticamente todas as unidades da Federação. Há também 82 referências de grupos indígenas ainda não contatados, além daqueles que esperam o reconhecimento pela Funai.

A demarcação das terras indígenas no Brasil de maneira não contínua, há séculos, é o principal motivo da dizimação que sofrem os índios. Nas últimas décadas, a ofensiva dos latifundiários para intervir em territórios dos povos indígenas tem sido uma constante. Os Xavantes, do Alto Rio Negro, e os Guaranis Kaiowás, do Mato Grosso do Sul, por exemplo, enfrentam uma ofensiva para a migrarem para outras terras.

O cerco do “agronegócio” se fechou especialmente nas duas últimas décadas, quando surgiram as grandes empresas baseadas no plantio de soja e de cana. Para os próximos anos, está prevista a construção de 30 usinas de açúcar e álcool no Mato Grosso do Sul, com plantações de aproximadamente 700 mil hectares em pleno território indígena. Sem poder reagir, um grande número de índios recorre ao suicídio como medida desesperada.

Essas e outras questões serão debatidas na atividade promovida pelo Sindsep-DF, que contará com as seguintes participações: Frederico Flávio Magalhães, indigenista da Funai, que vai discorrer sob o tem “Histórico e desafios da relação do Estado com os povos indígenas”; representante da Articulação dos Povos Indígenas (APIB), que vai debater “As perspectivas do movimento indígena”; e representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que vai falar sobre “A sociedade em defesa dos direitos indígenas”. O debate será em frente à sede da Funai, das 10h às 14h.

Debate “Questão Indígena”
19 de abril (sexta-feira) – 10h às 14h
Em frente à sede da Funai

Fonte: EG 453

print
Compartilhar: