Demitidos do Gov. Collor/Anistiados: PLS 372 é vetado por Dilma. Mas luta pelo retorno continua mai

Após quase quatro anos de articulações no Congresso Nacional, no dia 19/10, o Sindsep-DF e os demitidos do Governo Collor finalmente puderam comemorar a aprovação do PLS 372/08. Porém, no dia 14/11, de forma inesperada, a presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o texto, sob a alegação de inconstitucionalidade.

O sindicato e os demitidos não se deram por vencidos e no mesmo dia iniciaram uma mobilização para reverter a situação. Com isso, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) e os deputados federais Érika Kokay (PT-DF), Carmen Zanotto (PPS-SC), Mauro Nazif (PSB-RO) e Mendonça Prado (DEM-SE) decidiram criar uma Frente Parlamentar Mista para negociar com o Executivo a edição de uma medida provisória ou projeto de lei que reabra os prazos para o retorno ao serviço dos demitidos do Collor.

Ao mesmo tempo, o Sindsep-DF luta para reativar no Ministério da Justiça a Comissão de Anistia Política Paulo Rocha (Leis 8.632/93 e 11.282/06), que concede anistia a dirigentes ou representantes sindicais punidos por motivação política nos governos Sarney e Collor.


Fonte: EG 435

print
Compartilhar: