DEMISSÕES NO SERVIÇO PÚBLICO: CUT Nacional vai debater campanha

Está na pauta da próxima reunião da Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) a Campanha do Sindsep-DF contra a desmedida quantidade de demissões no serviço público, lançada no dia 3 de abril. A campanha tem o apoio da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Assistência Social no DF (Sindprev-DF), do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no DF (Sindjus), do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SintFub) e do Sindicato dos Bancários.

O Sindsep-DF elaborou um relatório em que destacou 38 Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e sindicâncias abertos contra servidores filiados, mas ressaltou que foram feitos inúmeros outros atendimentos pela assessoria jurídica do sindicato.

De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), quase cinco mil servidores públicos federais foram punidos com demissão, destituição ou cassação da aposentadoria nos últimos dez anos. Números que são apresentados pelo governo à população para dissimular a falta de investimento do Estado na capacitação e no treinamento do servidor. Além disso, os reacionários de plantão aproveitam essa política para perseguir militantes sindicais. Aconteceu em 2011, com o servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Manoel Antônio Rodrigues (Manoelzinho), demitido após ter liderado uma greve de 70 dias no seu órgão. Manoelzinho é diretor de Finanças do Sindsep-DF e após uma luta política, que teve a participação da CUT, foi reintegrado ao serviço público.

Este ano, foram demitidos mais dois combativos sindicalistas: Reginaldo Dias da Silva, militante político histórico desde a década 70, que participou da fundação do PT, da CUT, do Sindsep-DF e da Condsef, e que atualmente exerce mandato classista como diretor da Secretaria de Comunicação e Imprensa do Sindsep-DF, e a servidora Betânia Simões Marques, militante sindical, uma das fundadoras do Sindsep-DF.

Fonte: EG 454

print
Compartilhar: