CUT-DF chama todos os sindicatos a apoiar a greve dos servidores

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Em assembleia inédita ontem, realizada pela Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal (CUT-DF), com a participação dos sindicatos filiados, foi aprovado apoio total e irrestrito à luta dos servidores federais.

Coordenada pelo presidente da CUT-DF, Rodrigo Brito, a assembleia aprovou também uma panfletagem na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto nesta segunda-feira (30/07), convidando todos os trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público, do campo e da cidade, para participar de ato na Esplanada dos Ministérios, na terça-feira (31/07), data em que os servidores esperam que o governo finalmente apresente uma proposta à categoria.

O ato é importante porque exigirá do Governo Dilma uma política de valorização do serviço público contrária a política atual do governo de isenção fiscal e desoneração da folha de pagamento, que só beneficia os grandes empresários e os banqueiros e está levando o país ao caos.

A unidade dos trabalhadores demonstrada na assembleia convocada pela CUT deve forçar o governo a parar de privilegiar os banqueiros em detrimento de um serviço público tão necessário ao povo brasileiro.

Estavam presentes na atividade representantes do Sindsep-DF, Sindprev-DF, Sintfub, Sindjus, Sinpaf, Sae, Sinpro-DF, Sindnações, Sindserviços, rodoviários, vingilantes, bancários, entre outras entidades sindicais.

Presidenta Dilma volta a atacar direito de greve dos servidores
Em mais uma tentativa desesperada de atacar o direito de greve dos servidores públicos federais, a presidenta Dilma Rousseff editou o Decreto 7.777/12, publicado no Diário Oficial da União de ontem, que entre outras coisas, permite que os ministros que comandam os setores em greve fechem parcerias com os governos dos estados e dos municípios para a cessão de substitutos aos servidores em greve.

Além disso, o decreto prevê que os ministros, mediante ato próprio, adotem procedimentos simplificados necessários à manutenção ou a realização da atividade ou serviço. Abrindo um precedente perigoso para que os ministros contratem terceirizados.

Na avaliação da direção do Sindsep-DF, a medida é ilegal e fere o direito de greve do funcionalismo público. Por esta razão, o sindicato como fez com o corte ilegal dos salários, também vai recorrer à Justiça para revogar o decreto.

Nota do Comando Nacional de Greve da Condsef
O Comando Nacional de Greve aprovou ontem a publicação de uma nota de esclarecimento da greve, que será divulgada pela Condsef em todos os Estados brasileiros, disponível na página do Sindsep-DF.

MDA/INCRA
Ontem, os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Incra em greve distribuíram uma tonelada de alimentos produzidos nos assentamentos do Incra e da Agricultura Familiar.

Funai
Os servidores da Funai realizam hoje um ato em frente à sede da Advocacia-Geral da União (AGU), a partir das 14h, em repúdio à Portaria 303, que fere fortemente os direitos indígenas e retira uma série de atribuições da Funai. Ontem, os servidores fizeram um debate sobre a portaria na concentração da greve.

Ministério da Educação
Os servidores do Ministério da Educação (MEC) fazem uma paralisação de um dia hoje para cobrar do ministro Aloizio Mercadante e da ministra Miriam Belchior o plano de carreira específico do setor. Pela manhã, o setor fará um ato em frente à sede do MEC e, às 16h, realizam assembleia para avaliar a mobilização e discutir os rumos da mobilização.

Hospital das Forças Armadas
Ontem, os servidores do Hospital das Forças Armadas (HFA) realizaram um bandeiraço em frente ao hospital pelo atendimento das reivindicações. Hoje, o setor fará uma ato às 14h, em frente ao Planejamento (bloco C), para cobrar da Secretaria de Relações do Trabalho a nova data da reunião agendada para o dia 26/07, que foi desmarcada pela própria SRT/MPlanejamento.

MFazenda
Em assembleia ontem, os servidores do Ministério da Fazenda aprovaram a adesão à greve a partir de sexta-feira, dia 27/08.

Ministério do Trabalho e Emprego
Na segunda-feira, dia 30/07, os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizam assembleia às 11h, no hall do 3º andar do edifício anexo, para informes da greve e organização de ato no dia 31/07.

MPlanejamento
A decisão da Justiça de ordenar ao governo a devolução dos valores descontados ilegalmente em função da greve deu ânimo novo aos servidores em greve do Ministério do Planejamento. Ontem, os servidores realizaram uma panfletagem no órgão e participaram da assembleia dos servidores do Ministério da Fazenda. Hoje, os servidores realizam uma assembleia às 10h, no bloco C, na expectativa de aumentar a adesão ao movimento.

MJustiça
Ontem, os servidores do Ministério da Justiça comemoraram a suspensão do corte do ponto por decisão da Justiça em função de Mandado de Segurança impetrado pelo Sindsep-DF.

Arquivo Nacional
Na manhã de ontem, o Comando de Greve do Arquivo Nacional entregou ao secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, um panfleto solicitando a remarcação da reunião com os grevistas do AN. Agendada para o dia 19/7, a reunião foi desmarcada sem justificativa e até agora os servidores não tiveram oportunidade de discutir as reivindicações do Arquivo Nacional. Segundo o secretário, uma nova reunião será agendada.

Banco Central
Hoje, os servidores do Banco Central realizam um ato em frente ao Planejamento (bloco K), a partir das 14h, para cobrar da ministra Miriam Belchior o atendimento das reivindicações. No dia 2/08, o setor realiza uma assembleia às 14h, no 2º subsolo do BC, para deliberar sobre a adesão à greve nacional, caso até lá as negociações não avancem.

MSaúde/Funasa
Hoje, os servidores do Ministério da Saúde e da Funasa realizam um arrastão de convencimento para novas adesões à greve nos edifícios sede e anexo.

Assembleias para adesão à greve 
:: MEsporte
Os servidores do Ministério do Esporte realizam assembleia no dia 1º de agosto para deliberar sobre a adesão à greve nacional. Os servidores aprovaram a pauta de reivindicações específica do setor que foi entregue ao ministro Aldo Rebelo. 
:: MTurismo
Os servidores do Ministério do Turismo realizam assembleia na sexta-feira, dia 27/07, às 10h, na portaria do órgão, para referendar a adesão à greve nacional do funcionalismo, a partir do dia 30/07. 
:: DNIT
Hoje, os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizam assembleia às 10h, para organizar a adesão à greve, a partir desta sexta-feira (27/07), e deliberar sobre o encaminhamento das reivindicações junto à Diretoria-Geral do DNIT.

Fonte: DG 26/07/12








print
Compartilhar:

Anexos