Cresce mobilização pelo plano de carreira específico do MEC
Dando continuidade à luta pelo plano de carreira, a Seção Sindical do Sindsep-DF no MEC realizou duas importantes atividade na manhã de ontem (17). No início da manhã, os delegados sindicais fizeram uma ação de mobilização no Ed. Anexo do MEC convocando os servidores para o XXXVII Terçou na Luta, realizado a partir das 11h30, em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
No ato, a diretora da Executiva do Sindsep-DF, Marta Rosângela, ressaltou a importância de fortalecer a luta e aumentar a pressão para o MGI abrir uma agenda de negociação com os servidores e dar uma resposta à proposta de plano de carreira entregue ao ministério.
Na ocasião, foi possível abordar a ministra Esther Dweck e o secretário de Relações do Trabalho, José Lopes Feijoó, que chegavam ao prédio. Ao microfone, a coordenadora da Seção Sindical, Beronicy Farias, cobrou de ambos um retorno positivo ao segundo projeto de plano de carreira entregue pelo ministro Camilo Santana, bem como o cumprimento do compromisso assumido pelo governo de reduzir as distorções salariais, começando pela base do funcionalismo. A ministra e o secretário acenaram positivamente às intervenções.
Ao longo da atividade, foram distribuídos panfletos sobre a importância dos servidores da educação para a criação e implementação das políticas públicas educativas do País.
A direção do sindicato também convocou os servidores a subscreverem o abaixo-assinado à Carta aberta ao presidente Lula que questiona a política salarial do MGI que elitiza e fragmenta o funcionalismo, ao mesmo tempo em que aumenta o fosso das desigualdades salariais. O abaixo-assinado está disponível online (link aqui) e nas Seções Sindicais.
Durante as intervenções, também houve falas cobrando a investigação das ocorrências de queimadas e a punição dos responsáveis, em caso de crimes ambientais.