Contra a privatização das florestas
16 de março: Cerca de 80 pessoas credenciadas participaram do seminário no auditório do Sindsep-DF. Aluizio Lins Leal, economista e professor da UFPA; José Walter Bautista Vidal, especialista em potencialidade energética e o general Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia, estavam entre os palestrantes. Na abertura, foi lida saudação enviada pelo geógrafo Aziz Ab’Saber, presidente de honra da SBPC.
Especialistas de várias áreas analisaram o Projeto de Lei nº 4.776/05 durante o seminário “A Questão Florestal Brasileira: Não à Internacionalização da Amazônia”, organizado pelo Departamento do Meio Ambiente da Condsef.
O projeto está tramitando em regime de urgência no Congresso e trata da concessão de grandes áreas de florestas públicas para a exploração de madeira, com prazos de até 60 anos, para empresas nacionais e estrangeiras. Também seria criado o Serviço Florestal Brasileiro, retirando-se competências legais do Ibama.
Os servidores do Ibama estão à frente da luta contra esse projeto. Nesta etapa, reivindicam a retirada do regime de urgência para que possa haver uma real discussão a respeito. Está marcada uma audiência pública para o dia 22/3, na Câmara dos Deputados.
“O seminário alcançou plenamente seus objetivos, vamos mobilizar a sociedade contra esse projeto”, avaliou Flávio Garcia, servidor aposentado do CNPq e coordenador do Movimento em defesa da Amazônia.
Dentre as próximas iniciativas está o pedido de posicionamento ao Instituto dos Advogados do Brasil sobre a inconstitucionalidade e ilegalidade do PL.
A Condsef gravou todo o seminário e em breve a fita estará disponível para estimular esse debate em todo o país.
Fonte: EG 137