Conab II: Importância do sindicato geral
Dois anos depois que o Sindsep-DF foi fundado, o trabalhador da extinta Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), Aeldo Luna (Piau), na época delegado sindical no órgão, foi demitido pelo então presidente José Sarney. No ano seguinte, em 1990, ele retornou à empresa porque a Justiça entendeu que ele não poderia ser demitido, visto que exercia atividade sindical (CLT – Art. 543 § 3º).
Porém, em 1990, ele voltou a ser demitido, com a alegação de que o Sindsep-DF não tinha representatividade junto aos trabalhadores da Cobal. Uma nova batalha judicial foi empreendida e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), por sete votos a zero, determinou a reintegração do trabalhador. Na sentença, a Justiça reconhece a legitimidade do Sindsep-DF, após analisar as atas de assembleias realizadas pelo sindicato anexas ao processo.
Piau, assim como outros dois mil trabalhadores reintegrados à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – resultado da fusão, em 1991, da Cobal, Companhia de Financiamento da Produção (CFP) e a Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem) –, é mais um exemplo da legitimidade do Sindsep-DF junto aos trabalhadores da Companhia. É importante lembrar que Piau é um dos fundadores do Sindsep-DF e autor da logomarca do sindicato.
Nesse momento em que pseudo sindicalistas tentam dividir a categoria com a criação de um sindicato de gaveta na Conab, é importante reforçar a necessidade de unidade dos trabalhadores que se expressa no Sindsep-DF, para a conquista das reivindicações.
Fonte: EG 414