Ato em Brasília exige libertação de Luisa Hanune

Ato em Brasília exige libertação de Luisa Hanune

Em ato realizado na manhã desta quarta-feira (19), em frente à embaixada da Argélia, em Brasília, sindicalistas, representantes de movimentos sociais e parlamentares exigiram a libertação de Luisa Hanune, principal dirigente do Partido dos Trabalhadores da Argélia, presa arbitrariamente por delito de opinião. A atividade foi parte da Jornada Internacional pela Libertação de Luisa Hanune que se realiza em todo o mundo neste 20 de junho (antecipada no Brasil em virtude do feriado).

Como o embaixador da Argélia no Brasil, Toufik Dahmani, não recebeu a representação brasileira, os manifestantes protocolaram na embaixada um dossiê com mais de 650 adesões à campanha.

O deputado federal Vicentinho (PT-SP) destacou a sua visita ao país em 2017 quando conheceu Hanune, organizadora da Conferência Internacional contra a Violência e a Exploração. “Ela é a grande esperança do povo argelino”, afirmou ao comparar a sua situação com a do presidente Lula, preso político e condenado arbitrariamente numa armação que vem sendo desmascarada pelas reportagens do site The Intercept. O deputado também leu a mensagem enviada por Lula em apoio à luta pela liberdade de Hanune. Na ocasião também foi lida a saudação encaminhada pelo secretário nacional do MPS/PSB (Movimento Popular Socialista do Partido Socialista Brasileiro), Acilino Ribeiro.

O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, reafirmou a importância do ato não apenas para o povo argelino, mas também para os brasileiros, pois tanto na Argélia quanto no Brasil, a liberdade de Hanune e de Lula representam a defesa do Estado Democrático de Direito. Além de Neves, estavam no ato os diretores Aristides Neves da Silva (Secretaria de Estudos Socioeconômico e Empresas Públicas); Francisco Rodrigues Lima (Secretaria de Movimentos Sociais, Cultura, Raça e Etnia), João França Lopo (Secretaria de Assuntos Jurídicos), José Francisco dos Santos (Secretaria de Relações Intersindicais e Parlamentares) e  Pedro Alcântara (Secretaria de Organização e Patrimônio).

Também participaram do ato dirigentes e militantes do PT-DF, Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), CUT Brasília (Central Única dos Trabalhadores – Brasília), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), JRdoPT (Juventude Revolução), e Sinpro-DF (Sindicato dos Professores no Distrito Federal).

Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (1)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (2)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (3)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (13)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (12)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (10)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (14)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (21)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (20)
Ato Luisa Hanune Livre - 19.06.2019 (19)
print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *