Assembleia dos servidores do Iphan elege delegadas ao Encontro Nacional da Cultura
Os servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participaram na manhã de hoje de assembleia do Sindsep-DF que elegeu uma delegada e uma suplente, além de observadores, para o Encontro Nacional da Cultura, que acontece no dia 12 de junho, na Condsef.
A atividade também discutiu a conjuntura política e a mobilização pela instalação da mesa específica e temporária da Cultura.
Vale lembrar que no Encontro Nacional, que contará com a participação de servidores da Cultura de todos os estados e do DF, devem ser definidas as estratégias de luta e um calendário de mobilização nacional.
Os servidores da Cultura lotados na Fundação Cultural Palmares, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e no MinC também realizam assembleia nos dias 6, 10 e 11. Na pauta também estão o debate e a análise da conjuntura política e da Campanha Salarial 2024, e informes sobre a reunião dos membros do DEC/Condsef (Departamento de Educação e Cultura) com a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A diretora do Sindsep-DF, Mônica Carneiro, participou da assembleia e deu informes sobre as eleições suplementares das Seções Sindicais, que ocorrerão de 26 a 28 de junho, e cujas inscrições iniciam no próximo dia 10 e se encerram no dia 14 de junho.
Sobre a campanha salarial, a sindicalista ressaltou que do ponto de vista da direção do Sindsep-DF, o governo utilizou uma metodologia equivocada no contexto da campanha salarial que acabou aumentando as distorções salariais e o fosso entre os diversos setores que compõem a força de trabalho do Executivo Federal, promovendo a fragmentação do funcionalismo e a elitização de determinados setores do serviço público. Foi apresentada a proposta de reajuste oficializada pelo MGI ao PGPE, PST, PECs e planos correlatos, que inclui os servidores da Cultura, e os servidores foram convocados a participarem da assembleia geral do Sindsep-DF, no dia 11, que vai discutir e deliberar sobre a referida proposta.