ANISTIADOS: Reunião no Planejamento discute o descongelamento salarial e outras demandas
As demandas dos anistiados reintegrados ao serviço público foi tema da reunião da Condsef com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento no dia 16/05. Participaram da reunião o coordenador-geral de Negociação e Relações Sindicais, José Borges de Carvalho Filho, e os assessores Erida Maria Feliz e Vladimir Nepomuceno.
A Condsef propôs ao governo a criação de uma mesa de negociação diferenciada para tratar exclusivamente das demandas dos reintegrados, visto a especificidade de algumas questões, como o assédio moral que os anistiados sofrem, o regime de enquadramento dos readmitidos, o descongelamento salarial e a contagem do período em que estavam fora do serviço público como tempo de serviço, entre outros. Após ouvir e anotar todas as questões levantadas, Borges agendou uma nova reunião para o dia 18 de junho, às 15h.
Para corrigir o salário dos reintegrados que não ao serviço público na administração direta que não foram enquadrados na tabela anexa ao Decreto nº 6.657/2008 e por isso ficaram à margem dos reajustes concedidos anos de 2009 e 2010 e agora para 2013, 2014 e 2015, o Sindsep-DF recorreu ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que já realizou três audiências para tratar da questão. Na última, realizada dia 29/04, o secretário de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, se comprometeu a realizar um estudo sobre a questão que deverá constar também os cálculos para o reajuste. O documento deverá ser apresentado em nova audiência, agendada para o dia 11 de junho, às 14h30.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF