Próxima semana será de intensa mobilização

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

A semana que vem será de intensa mobilização para os servidores federais. Todos estão convocados para participar das atividades organizadas pelo sindicato para forçar o governo a atender as reivindicações da Campanha Salarial de 2012.

Na terça-feira, dia 7/08, o Sindsep-DF realiza um ato em frente ao Palácio da Alvorada, para exigir que a presidenta Dilma Rousseff determine ao Ministério do Planejamento que abra negociações efetivas com as entidades representativas dos servidores federais.
A atividade foi aprovada em assembleia-geral do Sindsep-DF, ontem, que contou com a participação de representantes da Condsef e da CUT-DF, e de servidores dos ministérios da Agricultura, da Cultura, da Educação (MEC), da Fazenda, da Justiça, da Previdência Social (MPS), da Saúde, do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Esporte, do Planejamento, do Trabalho e Emprego (MTE), do Turismo, da Funai, da Funasa, da Fundação Cultural Palmares, da Imprensa Nacional, do Arquivo Nacional, do DNPM, do FNDE, do Hospital das Forças Armadas (HFA), do Incra, dos Comandos do Exército e Aeronáutica, além de demitidos do Governo Collor e PDVistas.

O advogado do sindicato, Bruno Paiva, também esteve na assembleia e comentou as duas importantes vitórias do Sindsep-DF na Justiça. Ele falou da segunda liminar concedida pelo juiz federal da 17ª Vara Federal do DF, Flávio Marcelo Sérvio Borges, que dá ao governo 48 horas para devolver os valores descontados no salário dos grevistas, por meio de pagamento em folha suplementar. Além de multa por descumprimento da decisão, o secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonca, também pode ser responsabilizado penalmente e por improbidade administrativa.

A outra vitória é a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, que indeferiu o pedido do governo de suspensão da primeira liminar concedida ao Mandado de Segurança impetrado pelo Sindsep-DF, mantendo a decisão que determinou a impossibilidade do corte do ponto.

Dia Nacional de Luta e Acampamento
Na quinta-feira (9/08), em todo o Brasil serão realizados atos pelo Dia Nacional de Luta. No DF, os servidores participarão de ato unificado convocado pela CUT e que contará com a presença de servidores dos demais setores em greve.

Na semana seguinte, de 13 a 17/08, um novo Acampamento da Greve chega a Brasília. Na assembleia de ontem, a base do Sindsep-DF aprovou apoio e participação no acampamento. Os servidores deliberaram também que o Sindsep-DF solicite à Condsef que o acampamento seja instalado na Praça dos Três Poderes. E no dia 17/08, o Fórum de Entidades realiza uma Marcha Nacional em Brasília, que contará com caravanas de servidores de todo o país.

A participação do maior número de servidores do DF em todas as atividades é imprescindível. Por isso, a direção do Sindsep-DF reafirma a necessidade de intensificar a mobilização em todos os locais de trabalho. Servidor, fique atento ao calendário de luta (ao lado) e as ações setoriais agendadas (verso). Participe das atividades para forçar o governo a atender as reivindicações da categoria.

Calendário de Mobilização
7/08 (terça-feira)
– Ato dos servidores do DF em frente ao Palácio da Alvorada
9/08 (quinta-feira) – Dia Nacional de Luta, com atos no DF e nos Estados convocados pela CUT, para exigir que a presidenta Dilma negocie com os servidores
13 a 17/08 – Acampamento em Brasília dos servidores em greve
17/08 – Marcha Nacional em Brasília

Funai
Os servidores da Funai realizaram no dia 1º/08 uma assembleia para discutir o Decreto 7.778, de 27 de julho de 2012, que deveria contar com a presença da presidenta da Fundação, Marta Maria do Amaral Azevedo. Mas apenas uma assessora compareceu para entregar uma carta da Diretoria Colegiada que não esclareceu questões importantes sobre o decreto para a categoria, como porque, mais uma vez, a direção do órgão mexeu na estrutura da Funai sem envolver os servidores e os índios na discussão. Na assembleia, foi aprovada a elaboração de uma Carta Aberta à Diretoria Colegiada do órgão e de uma Nota de Repúdio ao Decreto, que será divulgada à população. Também será feita uma ação coletiva denunciando o decreto ao Ministério Público Federal e ao Ministério do Trabalho, que reestrutura a Funai e altera uma série de postos.

MDA/Incra
No dia 1º/08, os servidores do Incra e do MDA realizaram um ato contra o descaso do Governo Federal em relação às reivindicações da categoria. Na data em que a greve completou 44 dias, os servidores mostraram que não há espaço para desânimo na luta e promoveram, em Brasília, o Forró do Sobe e Desce. O evento musical ocorreu ao vivo, no hall térreo de elevadores do apelidado Palácio do SUBdesenvolvimento, das 8h30 até o fim da tarde. Foram distribuídos pedaços de melancia e muita gente aproveitou para, entre músicas e danças, protestar contra o governo Dilma, que se nega a atender as reivindicações dos servidores em greve.

Cultura e vinculadas
Os servidores do Ministério da Cultura e dos órgãos vinculados (Iphan, Ibram, Funarte, ASBN, FCP) paralisarão suas atividades na próxima terça-feira, dia 07/08. Na data, haverá uma mobilização em frente aos locais de trabalho durante a manhã e, às 14h30, uma assembleia unificada na Esplanada dos Ministérios, em frente ao MinC sede, para discutir a seguinte pauta:
:: Demandas e propostas para os servidores da Cultura e os demais do Executivo Federal;
:: Negociação da Condsef com o Ministério do Planejamento;
:: Paralisação dos servidores da Cultura no dia 13/08;
:: Encaminhamentos

Bacen 
Em assembleia ontem, cerca de 400 servidores do Banco Central aprovaram paralisar suas atividades na próxima quarta-feira, dia 8/08, com vigília em frente ao Palácio do Planalto. No dia 20/08, os servidores realizam uma nova assembleia para discutir a adesão à greve nacional do funcionalismo por tempo indeterminado caso, até lá, o governo não apresente uma proposta que atenda as reivindicações da categoria.

Imprensa Nacional
Os servidores da Imprensa Nacional realizaram 24 horas de greve, iniciada às 16h do dia 1º/08 e encerrada ontem, no mesmo horário. A atividade foi para cobrar do governo o atendimento das reivindicações. Hoje, os servidores realizaram uma nova assembleia para discutir as próximas ações.

MEC
A Seção Sindical do Sindsep-DF no Ministério da Educação (MEC) e a direção do sindicato voltaram a se reunir com o ministro Aloizio Mercadante para cobrar a implantação do Plano de Carreira específico dos servidores, conforme prometido pelo próprio ministro. Mercadante afirmou que continuará defendendo a implementação do plano, mas não avançou nas negociações.

Meio Ambiente
Na terça-feira, dia 7/08, os servidores do Ministério do Meio Ambiente paralisam suas atividades para cobrar do governo a reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Pecma. Em reuniões realizadas com as entidades que representam os servidores, o governo afirma que a reestruturação da carreira é uma prioridade, mas fica só no discurso. Na última reunião entre a Asibama Nacional e a Condsef com a Secretaria de Relações de Trabalho (SRT/MPlanejamento), dia 18/07, o governo se comprometeu a apresentar uma proposta oficial aos servidores no dia 31/08. Mas cancelou unilateralmente a reunião sem qualquer justificativa plausível. Os servidores não deixaram a data passar em branco e fizeram um ato em frente ao Planejamento para exigir a apresentação da proposta.

MTurismo
Servidores do Ministério do Turismo permanecem firmes na greve. Na tarde de ontem, os servidores se reuniram e discutiram as futuras ações que serão realizadas pelo setor na greve. Hoje farão um churrasco em frente à sede do órgão.

Fonte: DG 3/08/12







print
Compartilhar:

Anexos