Servidores do Incra em Brasília realizam seminário sobre os 60 anos do Estatuto da Terra
Os diretores do Sindsep-DF Maria de Jesus Santana da Silva, Joaquim Rodrigues Filho e Francisco Machado, participaram na manhã de ontem, 26, da abertura do Seminário “60 anos do Estatuto da Terra”, no auditório do Dnit, que tem como objetivo debater a temática da questão agrária e as políticas públicas voltadas para a reforma agrária e o ordenamento territorial com fins propositivos.
A atividade contou ainda com as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; do presidente do Incra, Sérgio Aldrighi; dos deputados federais Elvino Bonh Gass (PT/RS) e Ailton Faleiros (PT/PA); de representantes dos deputados distritais Chico Vigilante (PT/DF) e Gabriel Magno (PT/DF); dos diretores da Cnasi, Reinaldo Aguiar e Roberto, entre outras autoridades. Também estavam presentes representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e outros movimentos de luta pela terra; além de servidores, estudantes e intelectuais que estão apresentando os conteúdos das mesas temáticas.
O seminário é uma iniciativa da ASSERA/BR (Associação dos Servidores da Reforma Agrária em Brasília), que desde 2023 vem trabalhando no projeto juntamente com a ABRA (Associação Brasileira de Reforma Agrária), em parceria institucional com o Incra e o MDA, e que conta com o apoio do Sindsep-DF. O evento segue acontecendo hoje a amanhã, dias 27 e 28, com diversas mesas temáticas e uma série de debates, como: “Povos indígenas e regime fundiário com atualização geográfica. Povos Quilombolas e aplicações e localizações. Terras Públicas – posse e domínio referidos a Povos e Territórios e Assentamentos Extrativistas”; “Centralidade da Questão Ecológica face a Questão Agrária e a Reforma Agrária-Respostas contemporâneas”; “Questão Agrária e fundiária na Amazônia: histórico e atualidade”; entre outras. Confira a programação completa aqui.