Grande procura pelo cadastramento no Auxílio Emergencial leva a ampliação do atendimento na Estrutural
Grande procura pelo cadastramento no Auxílio Emergencial leva a ampliação do atendimento na Estrutural
O Sindsep-DF precisou criar uma força tarefa para dar conta da enorme demanda de trabalhadores para o cadastramento gratuito no Auxílio Emergencial. E para evitar que os mais 200 trabalhadores se aglomerem, o sindicato tem buscado organizar a fila com o distanciamento recomendado pelo Ministério da Saúde, distribuído máscaras e disponibilizado álcool em gel. “Estamos tomando as medidas necessárias para preservar a saúde de todos, adotando todas as recomendações do Ministério da Saúde. Algumas vezes, os próprios trabalhadores se aglomeram nas filas, até mesmo para conversar enquanto esperam. Por isso, passamos a distribuir máscaras descartáveis a todos que aguardam pelo atendimento”, ressaltou o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves.
O auxílio aos trabalhadores para terem acesso ao cadastramento no site da Caixa Econômica teve início no dia 8 de abril, logo após a aprovação do Auxílio Emergencial pelo Congresso Nacional. Para conseguir colocar em prática o projeto, o sindicato conta com a colaboração voluntária dos seus funcionários que estavam trabalhando em home office desde que o GDF determinou o isolamento social para diversas categorias profissionais. “Entendemos a importância deste trabalho para levar esperança a uma enorme parcela da população brasileira que poderia ficar de fora desse auxílio não fosse a iniciativa do sindicato em disponibilizar seus equipamentos para este trabalho”, comentou Révero Frank , um dos funcionários envolvidos no projeto.
Em tempo
A renda básica no valor de R$ 600,00 será paga pelo governo aos trabalhadores informais, desempregados e donas de casa que são chefes de família. Mas, para ter acesso ao recurso durante o período de pandemia de Covid-19, o trabalhador precisa fazer um cadastro online. Como muitos não têm acesso à internet ou dispõe de celular, o sindicato criou um posto de cadastramento com internet e computador. O trabalhador também conta com o auxílio de funcionários e diretores do sindicato para efetivar seu cadastro.