XII Seminário de Aposentados e Pensionistas filiados ao Sindsep-DF define plano de lutas do setor
Após três ano de interrupção forçada, em virtude da pandemia de Covid-19, o Sindsep-DF realizou, de 27 de setembro a 1º de outubro, o XII Seminário de Aposentados e Pensionistas filiados ao Sindsep-DF, em Caldas Novas/GO. Organizado pela Secretaria de Aposentados e Saúde do Trabalhador, o evento contou com a participação de quase 200 delegados.
Entre os assuntos debatidos, destaque para a conjuntura política e econômica do país e a aprovação da participação dos aposentados e pensionistas no ato nacional conjunto pela recomposição salarial, dia 3 de outubro, em frente ao MGI (Esplanada dos Ministérios), a partir das 10h. O Sindsep-DF disponibilizará transporte gratuito da rodoviária ao bloco K, a partir das 9h.
A plenária final deliberativa aprovou por unanimidade o plano de lutas do setor com base em seis pontos principais:
a) Manutenção da paridade ativo-aposentado-pensionista, inclusive com garantias na estruturação e reestruturação das carreiras para que os aposentados e pensionistas não venham a ser colocados em carreira em extinção;
b) Aumento da per capita do plano de saúde para que o governo cubra 50% dos custos do plano, visto que atualmente os aposentados pagam 87% e o governo 13%;
c) Extinção do DECIPEX (Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas Órgãos Extintos) com o retorno dos aposentados e pensionistas para o órgão de lotação;
d) Realização de cursos com o uso de recursos do FAT (Fundo de Assistência ao Trabalhador);
e) Extensão do auxílio alimentação no mesmo valor pago aos ativos; e
f) Extensão do prazo para a reversão da aposentadoria.
O seminário também contou com debates e palestras diversas. O assessor do Dieese, Max Leno, falou sobre “Os desafios dos servidores aposentados e pensionistas”. O advogado Ulisses Borges, da assessoria jurídica do Sindsep-DF, deu informes sobre as ações judiciais em andamento e as que ainda podem ser ajuizadas pelo sindicato, esclareceu como funciona a tramitação dos processos na Justiça e finalizou explicando que o atendimento jurídico do Sindsep-DF ao filiado para questões de relações do trabalho é gratuito. A diretora da Executiva Sindsep-DF, Marta Rosângela, esclareceu sobre os planos de saúde e outros convênios que a entidade vem buscando para os seus filiados.
Os médicos geriatras Francisco Humberto e Shirley Pontes falaram sobre “Doenças crônicas, envelhecimento saudável e participativo”. O Sistema Único de Saúde – SUS foi o tema da palestra do diretor da Executiva do sindicato, Paulo Cândido de Sousa. O também diretor do Sindsep-DF, Carlos Henrique Bessa Ferreira, falou sobre “Doenças Endêmicas”, com destaque para os cuidados para evitar que o mosquito Aedes Aegypti se reproduza e esclarecimentos sobre os cuidados que podem ser adotados para evitar a visita indesejável do escorpião e o que fazer em caso de picada.
Em homenagem às vidas perdidas durante a pandemia, a Secretaria de Aposentados e Saúde do Trabalhador preparou um vídeo em memória dos filiados aposentados e pensionistas falecidos durante os últimos três anos.
Ao longo de todo o seminário, os aposentados participaram também de atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas pelas psicólogas Solange Silva e Maíra de Melo, e tiveram atendimento jurídico disponível com atendimento pelo Dr. Janilson Messias, advogado do Sindsep-DF.
Durante todo o evento, o sindicato ainda disponibilizou atendimento médico 24 horas coordenado pela médica Vivilian Muller. As equipe do Sabin e do Hospital Santa Lúcia também participaram do evento. Os aposentados viajaram em ônibus da empresa de turismo New World, fretados pelo sindicato.
Congresso da Condsef/Fenadsef
A plenária do seminário também elegeu 13 delegados ao Congresso da Condsef/Fenadsef, que será realizado nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro de 2023.