XI Seminário de Aposentados e Pensionistas define plano de lutas para fazer frente ao governo Bolsonaro
XI Seminário de Aposentados e Pensionistas define plano de lutas para fazer frente ao governo Bolsonaro
Realizado de 19 a 22 de setembro em Caldas Novas-GO, o XI Seminário de Aposentados e Pensionistas Filiados ao Sindsep-DF debate as graves ameaças do atual governo ao serviço público e ao funcionalismo e define Plano de Lutas para enfrentar os retrocessos, defender a aposentadoria pública e solidária, contra o congelamento salarial e as possíveis perdas salariais promovidas pela reforma da previdência já aprovada na Câmara e em análise no Senado Federal.
Na avaliação da coordenadora da Secretaria de Aposentados e Saúde do Trabalhador, Maria Lícia Moraes Braga, o seminário foi vitorioso porque conseguiu esclarecer diversas questões relevantes para a categoria e construiu de maneira democrática um plano de lutas. “É importante agradecer o esforço e dedicação de todos os funcionários do sindicato e membros da direção do Sindsep-DF envolvidos na realização do evento que reuniu cerca de 200 delegados”, afirmou a titular da secretaria responsável pela organização do seminário.
Para Cleusa Cassiano, aposentada do extinto Ministério do Planejamento e diretora da CUT Brasil, a discussão e aprovação do plano de lutas foi o ponto alto do seminário. “Temos um plano que coloca aposentados e pensionistas em movimento, prevendo a realização de diversas atividades para que possamos nos contrapor e mostrar a nossa cara frente ao governo e à sociedade. Isso é extremamente positivo para tirar o aposentado da invisibilidade”, comentou.
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, informou que integra o plano de lutas a convocação de assembleia de aposentados e pensionistas para mobilização do setor, discussão e organização das ações deliberadas no seminário. “Uma das principais lutas que vamos enfrentar já na próxima semana é a votação no Senado da reforma da previdência, prevista para a terça, dia 24. Mas não é a única, a pauta do setor inclui outras demandas e vamos trabalhar todas elas com muito empenho”, afirmou.
Também participaram da solenidade de abertura do XI Seminário, o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo, e o secretário-geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.