Vitória dos Fiscais do Parque Nacional de Brasília
O Sindsep e uma comissão de agentes de fiscalização do IBAMA reuniram-se com o superintendente da Gerência Executiva do Ibama DF, Francisco José Viana Palhares, na quinta-feira, 29.09, para discutir a alteração da escala de plantão dos servidores do Parque Nacional de Brasília – PNB (Água Mineral).
A escala havia sido alterada unilateralmente pelo chefe do Parque, Darlan Alcântara de Pádua em ordem de serviço, assinada na noite de terça-feira, dia 27.09. Antes, porém, Darlan havia se comprometido com a direção do Sindsep e com a comissão dos servidores, que só faria qualquer alteração após o retorno de suas férias, que iniciaria na madrugada daquele mesmo dia. Além de modificar uma rotina de trabalho de mais de 20 anos, a escala proposta também prejudica o trabalho dos fiscais, responsáveis pela segurança de uma área de 30 mil hectares.
Na reunião, o superintendente delegou ao chefe substituto do PNB a negociação com o Sindsep-DF de uma nova escala, que foi discutida e aprovada pelos servidores no dia 30.09 e começou a vigorar no sábado, dia 01.10.
Os agentes aguardam decisão sobre sua pauta emergencial de reivindicações: a) retornar a escala de 24 por 72 horas; b) melhorar as condições do alojamento, pois o atual coloca em risco a saúde dos servidores; c) adquirir equipamentos que melhorem as condições de trabalho (automóvel, telefone, binóculo e armas); d) evitar o desvio de função dos agentes de segurança; e) transportar os servidores até a rodoferroviária no final do expediente. Enquanto aguardam, os servidores continuam desempenhando com zelo e responsabilidade a fiscalização do Parque.
Fonte: EG 163