VALEC: Trabalhadores suspendem greve, mediante acordo
Em assembleia na quarta feira (02/12), os empregados públicos da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, lotados no DF, decidiram suspender a greve iniciada em 23 de novembro mediante as seguintes condições: abono dos dias parados em função da greve e a anuência da empresa com o ajuizamento do dissídio coletivo de trabalho das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016, conforme Ofício do Sindsep-DF nº 263/2015 (disponível aqui).
Também foi acertado que nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, será realizada reunião entre a direção da VALEC e o Comando de Greve para definir o cronograma de discussão das demandas não econômicas que compõem as demais cláusulas do ACT 2015/2016, tais como: Previdência Complementar; Plano de Saúde; flexibilização do horário de trabalho e regulamento de pessoal. Mesmo com a greve suspensa, os trabalhadores se mantêm alertas para acompanhar o andamento do dissídio coletivo na Justiça do Trabalho.
A greve dos trabalhadores da VALEC foi aprovada em assembleia da categoria convocada pelo Sindsep-DF no dia 19 de novembro, depois que a direção da empresa não apresentou nenhuma melhora na proposta de reajuste salarial de 5%, percentual muito abaixo da inflação do período que calculada com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) seria de 9,92%.
O
atual ACT 2014/2015 venceu no dia 31 de outubro. A proposta de ACT 2015/2016
dos empregados da VALEC foi encaminhada pelo Sindsep-DF à direção da empresa em
20/08. Mas as negociações só tiveram início quase dois meses depois. Diante da
recusa da empresa em apresentar nova proposta, sob a alegação de que o Departamento
de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) – vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – não autorizava, só
restou a categoria recorrer ao judiciário para tentar manter seus direitos
garantidos.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF