VALEC: trabalhadores aprovam ACT 2015/2017

Slider image

Slider image

Após uma longa negociação com a direção da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, os trabalhadores da empresa aprovaram em assembleia na tarde do dia 23/11, o texto final da contraproposta Complementar de Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017. Em assembleia anterior (16/11), os trabalhadores haviam aprovado o documento, mas com ressalvas, as quais foram analisadas e aprovadas pela direção da empresa.

Pelo acordo, os trabalhadores receberam reajuste de 7,5% retroativo ao período de 1/11/2015 a 31/10/2016, e de 6,4% relativo ao período de 1/11/2016 a 31/10/2017, sendo que o pagamento das diferenças decorrentes da aplicação do ACT será realizado em parcela única no mês subsequente à assinatura do acordo. O vale alimentação/refeição e o auxílio educação também receberam reajustes diferenciados para os dois períodos. Acesse a íntegra do ACT aqui.

Para o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, que acompanhou todo o processo de negociação dos trabalhadores, o ACT representa uma grande conquista especialmente no atual cenário político-econômico em que o governo busca no Congresso Nacional cortar investimentos públicos em saúde, educação e outras importantes áreas sociais. “Num momento em que o governo fala em suspender concursos públicos e congelar salários, os trabalhadores da VALEC, graças a sua organização sindical e disposição de luta, conseguiram arrancar um acordo que ainda não atende a todas as necessidades e expectativas da categoria, mas que é fruto da sua luta”, afirmou Neves.

Para firmar o ACT com vigência de 1º de novembro de 2015 a 31 de outubro de 2017, os trabalhadores e a empresa desistiram do dissídio coletivo em curso no Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar: