Trabalhadores da EBSERH no DF aprovam proposta de antecipação do dissídio coletivo
Trabalhadores da EBSERH no DF aprovam proposta de antecipação do dissídio coletivo
Em assembleias realizadas na manhã de hoje (21), os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, lotados no Hospital Universitário de Brasília (HuB) e na sede, aprovaram por unanimidade a proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST) antecipação do julgamento do dissídio coletivo, condicionada a manutenção das cláusulas preexistentes até a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2021.
A proposta prevê a aplicação do índice de 3,9% (INPC total de 3.94%) sobre o salário base e benefícios, exceto o auxílio-alimentação e creche/pré-escolar, que possuem proibição na Lei Orçamentária. Quanto aos retroativos, a EBSERH assumiu compromisso de pagar a categoria no prazo de até 65 dias a partir da homologação da decisão.
A primeira reunião de negociação do ACT 2020/2021 está marcada para o dia 27 de fevereiro, próxima quinta-feira. O sindicato deve convocar nova assembleia no início de março para analisar a proposta apresentada na referida reunião, com indicativo de greve, caso a proposta seja insuficiente. Na próxima assembleia, os trabalhadores devem deliberar sobre a adesão à greve do dia 18 de março, em defesa do serviço público e contra as privatizações.