Todos ao ato em defesa de melhores condições de trabalho e da vida
O Sindsep-DF convoca todos os servidores do Ministério da Saúde para ato nesta quarta-feira (21/10), a partir 9h, em frente ao prédio do MS na 510 Norte para cobrar do ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, garantias de que serão adotadas todas as medidas necessárias para melhorar as condições de trabalho no local e também para evitar uma possível tragédia e a consequente perda de vidas naquele local.
A direção do sindicato já havia alertado o ministério sobre as condições do prédio em ofício encaminhado no dia 17 de julho. No documento, além dos problemas estruturais da edificação, como rachaduras, são relatadas outras situações como janelas quebradas e problemas com os elevadores que frequentemente param prendendo trabalhadores por longo tempo. Infelizmente, a direção do órgão respondeu de forma evasiva às afirmações do sindicato e concluiu que o prédio não oferecia riscos. Os servidores relataram um primeiro tremor do prédio em 24 de setembro. Novamente, nenhuma medida foi tomada. E, no dia 19 de outubro, um novo tremor, mais forte que o anterior foi registrado.
O Sindsep-DF exige que o ministro da Saúde dispense do trabalho todos os servidores lotados no prédio até que a seja apresentado o laudo técnico, exigido pela Defesa Civil, no sentido de atestar as condições de segurança estrutural da edificação, bem como a adoção de medidas de segurança para que novos abalos não atinjam o prédio.
Além do MS, estão no prédio trabalhadores da CODEP, da Unicef, Banco do Brasil, além de garçons e do pessoal da limpeza e segurança.