Todos à Esplanada nesta quarta, dia 17
Marcha nacional exige do governo o atendimento das reivindicações
Servidores de todo o Brasil participam nesta quarta-feira, dia 17.03, de ato na Esplanada dos Ministérios para exigir do presidente Lula o atendimento das reivindicações do funcionalismo. A concentração será a partir das 9h, no Espaço do Servidor.
Além de exigir a efetividade dos atuais Grupos de Trabalho (GTs), a categoria reivindica a reabertura de negociações interrompidas e quer pautar temas como isonomia entre ativos, aposentados e pensionistas, data-base e correção das distorções salariais existentes entre as carreiras do Executivo e deste em relação aos Poderes Legislativo e Judiciário.
Unidas às reivindicações específicas, estão as lutas gerais em defesa do serviço público, como a pressão para estender a todos os servidores a estrutura remuneratória especial criada pelo PL 5.920/09 (em tramitação na Câmara dos Deputados) e a luta para impedir a aprovação de matérias que prejudicam o servidor e o serviço público, tais como: PLP 549/09 (congela o salário dos servidores por dez anos), PLP 248/98 (demissão por suposta insuficiência de desempenho), PEC 233/08 (elimina as principais fontes de custeio da Seguridade Social), PEC 341/09 (retira direitos e garantias do texto constitucional) e PL 4.497/01 (inviabiliza o direito de greve do servidor).
Após a marcha, os servidores participam da Plenária Nacional da Condsef, na quinta-feira, dia 18.03, para avaliar a mobilização nacional. A diretoria do Sindsep-DF decidiu confirmar nessa plenária a participação da mesma delegação que participou da anterior, dia 27.02. Na próxima terça-feira, 23.03, o funcionalismo realiza manifestação nos estados. Caso, as negociações com o governo não caminhem a contento, o setor já aprovou indicativo de greve para 05 de abril.
Fonte: EG 365