Solidariedade e apoio à greve dos trabalhadores da prefeitura municipal de Florianópolis
Ao Senhor Prefeito Topázio Neto;
Ao Ministério Público de Santa Catarina;
A Senhor Promotor de Justiça Daniel Paladino;
Ao Excelentíssimo Desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz.
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF) vem expressar todo apoio à greve dos trabalhadores da Prefeitura Municipal de Florianópolis, iniciada às 0 horas do dia 31 de maio 2023, e repúdio às práticas antissindicais cometidas contra o movimento paredista.
Os trabalhadores do serviço público de Florianópolis estão sendo severamente criminalizados por defender seus direitos. Em greve desde o dia 31/5, eles não estão sendo recebidos para negociação com o governo Topázio Neto, que, numa escalada autoritária dirigida ao sindicato da categoria, ameaça demitir, multar e prender.
A greve dos trabalhadores da Prefeitura de Florianópolis é por concurso público e contra a terceirização através de organizações sociais, um modelo de gestão que acumula denúncias de fraudes e precarização de salários e direitos dos trabalhadores e do atendimento a população por todo o país.
Ela também é por valorização dos trabalhadores e pelo pagamento de pisos e carreiras (magistério, enfermagem e quadro civil), que já estão em lei, mas são descumpridos pela PMF.
Por fim, a greve também faz a defesa da previdência e de condições de trabalho dignas.
Em respeito ao direito constitucional à greve e ao direito da população a um serviço público de qualidade, exigimos do governo Topázio Neto uma mesa de negociação imediatamente para que as pautas da categoria possam ser tratadas e que todas as ameaças e tentativas de punição sejam retiradas.
Respeitosamente,
Oton Pereira Neves
Secretário-Geral