Sindsep manifesta apoio ao povo mexicano
Numa manifestação de apoio ao povo mexicano, uma delegação do Sindsep-DF, formada pelos secretários Ricardo Jácome (Geral), Valda Eustáquio (Administração) e Edison Cardoni (Imprensa), foi a Embaixada do México cobrar o reconhecimento de Andrés Manuel López Obrador como presidente do México e pedir a retirada das tropas de Oaxaca, que vive um conflito armada dede o dia 14 de julho. A visita foi no dia 13.11, data escolhida internacionalmente para as manifestações de apoio.
Governo paralelo
O México vive uma situação inusitada. Desde o dia 20.11, tem dois presidentes. Na data, Obrador tomou posse e lançou o “governo legítimo” com 20 propostas que contrariam os interesses da elite. A iniciativa é um protesto contra a fraude nas eleições que elegeram Felipe Calderón, candidato das multinacionais e de Bush, presidente do México.
Contra a corrupção
O dia da posse de Obrador foi marcado por manifestações de repúdio à repressão em Oaxaca. A cidade se tornou centro da luta contra a corrupção no México. O conflito começou após o início da greve de 70 mil professores, que pedem a renúncia do governador Ulisses Ruiz. Apesar da união da população e do bloqueio a realização das atividades do estado, Ruiz se recusa a pedir o afastamento do cargo. O levante popular enfrenta há meses a ação de tropas paramilitares e do exército.
Fonte: EG 218