Sindsep-DF se reúne com comissão dos aprovados para o cargo de Analista em Comércio Exterior

Na terça-feira, 25, a direção do Sindsep-DF recebeu, de forma remota, a comissão de aprovados para o cargo de Analista de Comércio Exterior (ACE) no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1). O objetivo da reunião foi discutir estratégias para cobrar do governo a convocação do Cadastro de Reserva.

Durante a reunião, foi deliberado o envio de um documento ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com o propósito de destacar o impacto negativo da falta de servidores no desempenho das funções institucionais do MDIC, o que compromete a formulação e execução de políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. O cargo de ACE, essencial para a inserção internacional da economia brasileira e a formulação de estratégias de sustentabilidade econômica, enfrenta um déficit expressivo de profissionais.

O documento também deverá enfatizar a urgência da ampliação das nomeações para incluir todo o Cadastro de Reserva do CPNU vigente, considerando fatores como a validade reduzida do concurso, a possibilidade de desistências e o impacto das eleições de 2026 na continuidade das políticas públicas.

A solicitação é embasada no Decreto nº 9.739/2019, que permite a nomeação de candidatos aprovados até o limite de 25% das vagas originais sem necessidade de aval presidencial. Casos recentes demonstram que outros órgãos conseguiram ampliação de nomeações, reforçando o argumento da necessidade de recomposição da carreira de ACE no MDIC.

A entidades sindicais estão solicitando audiências com a Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI para tratar do esgotamento do Cadastro de Reserva e da ampliação das nomeações para a recomposição das capacidades estatais do Estado brasileiro.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *