Sindsep-DF se reúne com Comissão dos Aprovados no cargo de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário

Na manhã desta segunda-feira, 17, a Direção do Sindsep-DF (Executiva e Seção Sindical) realizou uma reunião com a Comissão dos Aprovados no cargo de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, que serão lotados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Durante o encontro, foram apresentados dados sobre o déficit de servidores na carreira e a consequente necessidade de esgotamento do Cadastro de Reserva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) para o cargo.

Segundo as informações levantadas previamente pela Comissão, atualmente há 1.417 cargos vagos para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário. No entanto, o CNU ofertou apenas 446 vagas imediatas, o que representa apenas 31% do total necessário para suprir a demanda. Esse déficit compromete significativamente a capacidade operacional do Incra e a execução de políticas públicas essenciais para a reforma agrária e o desenvolvimento agrário no país.

Além disso, os candidatos trouxeram à reunião o Ofício SEI n. 1137/2025/MPO, de 14 de março de 2025, disponibilizado no site do Senado Federal, que trata da proposta de alteração do PLN n. 26/2024, com adequação do Anexo V, que trata das despesas relativas às despesas de pessoal e encargos sociais para 2025. O documento mantém a previsão de recursos para o provimento de 22162 cargos efetivos vagos. A expectativa da Comissão é de sensibilizar os gestores para a necessidade de ampliação das vagas inicialmente disponibilizadas para o Incra.

Rumores sobre a diminuição da reserva técnica gera incertezas sobre a reposição de pessoal e reforça a necessidade de mobilização para garantir mais nomeações.

Durante a reunião, a Comissão de Aprovados também apresentou outras reivindicações, incluindo:

A solicitação de reunião com as direções do Incra e do MDA;

Informações mais detalhadas sobre o prazo para elaboração e publicação do edital com os critérios de lotação;

Definição do cronograma de nomeações e posse dos novos servidores;Informações sobre as solicitações adicionais de provimentos por parte do Incra.

O Sindsep-DF reafirmou seu compromisso com a luta pela nomeação integral dos aprovados no concurso, incluindo o esgotamento do cadastro de reserva. A entidade destacou que já realizou diversas ações em defesa da demanda, tais como o envio de documentos aos órgãos competentes, a elaboração de representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) e articulação parlamentar para garantir a manutenção do Anexo V da LOA 2025 e o cronograma de nomeações do CPNU.

Após a reunião, o representante da Seção Sindical agendou um encontro com o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MDA, Diego Donizetti. A reunião, prevista para a quarta-feira, 19, contará com a participação de membros da Comissão de Aprovados no Cadastro de Reserva do Incra e buscará esclarecer as perspectivas para a ampliação das nomeações.

O Sindsep-DF seguirá acompanhando de perto cada etapa do processo de ingresso dos novos servidores, mantendo o compromisso com a valorização do serviço público e a garantia dos direitos dos trabalhadores.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *