Sindsep-DF recebe comissão de candidatos do CNU
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, recebeu nessa terça-feira, dia 3/12, uma comissão de candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como Concurso Nacional Unificado (CNU), que procurou o sindicato para buscar apoio político e jurídico para resolução de uma medida tomada pelo MGI que prejudicou candidatos aos cargos de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS).
Os candidatos alegam que um acordo judicial firmado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), entre a União, o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Cesgranrio, banca examinadora do certame, para garantir a correção, em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência, das provas discursivas e redações de candidatos concorrendo a vagas reservadas para negros que atingiram a nota mínima, incluiu também uma etapa de títulos, não prevista no edital, para os cargos de ATPS dos blocos 4 e 5.
Essa inclusão de prova de títulos como etapa classificatória prejudicou diretamente centenas de candidatos que se inscreveram no cargo justamente por não haver a previsão das etapas de títulos.
A reintegração dos candidatos que não preencheram corretamente as diretrizes de segurança do cartão-resposta, também parte do acordo firmado na Conciliação do TRF-1, é outro ponto contestado pela comissão, pois, segundo os candidatos, além de violar frontalmente as regras do edital e as normas de segurança do concurso, configura um desrespeito com os candidatos que seguiram as regras do concurso previstas no edital.
Após ouvir as queixas, o secretário-geral se comprometeu a procurar a Condsef para discutir estratégias para resolver esse impasse e garantir que nenhum candidato seja prejudicado. Oton Pereira Neves ressalta que a intenção não é anular o concurso, que representou um marco importante na democratização e modernização dos processos seletivos para o serviço público federal no Brasil, mas sim solucionar os problemas pontuais dessa primeira edição do CNU.
O Sindsep-DF também marcará uma reunião com os candidatos e o advogado do sindicato para analisar as providências cabíveis do ponto de vista jurídico.