Sindsep-DF realiza ato público em homenagem ao dia do servidor
No dia do servidor público, 28.10, o Sindsep-DF promoveu um ato público, no Espaço do Servidor, Esplanada dos Ministérios, para reafirmar que os servidores não pagarão o ônus da crise financeira ocasionada pela ganância capitalista. O ato reuniu dezenas de servidores e contou com forte participação de aposentados e a presença da direção da Condsef. Na ocasião, todos presenciaram um rico debate sobre a crise financeira atual.
O economista Max Leno, do Dieese/Condsef, foi convidado para conduzir o debate. Fazendo um breve histórico, Max explicou sobre antecedentes, origens, efeitos e principais impactos da crise na economia brasileira. Salientou que os servidores devem acompanhar atentos a discussão política sobre possíveis cortes no Orçamento de 2009 em função da crise, pois apesar de alguns indicadores econômicos favoráveis, os Ministérios do Planejamento e da Fazenda têm mudado o discurso sobre os reflexos da crise internacional, inclusive, afirmando que será preciso rever receitas e despesas para o caso de uma mudança de cenário.
Além disso, o economista alertou que o governo já até ameaçou utilizar o artigo 322 da MP 441 para adiar reajustes e, por isso, é importante a mobilização da categoria para resistir a qualquer tipo de ônus que possa ser impingido.
Servidora aposentada da Funai, Odete, questionou o fato de que os empresários reclamam dos prejuízos, mas ninguém lembra dos lucros embolsados proporcionados pela especulação desenfreada. “Os servidores nada têm a ver com esta conta”, afirmou. Neste sentido, o ato foi extremamente positivo, pois atingiu o objetivo que era proporcionar um momento de discussão para que a categoria possa estar preparada para o que venha a enfrentar.
A diretoria do Sindsep-DF parabenizou os servidores pelo seu dia e pela participação na atividade sindical e reafirmou a disposição de luta pela manutenção de todos os acordos firmados e dos direitos conquistados, bem como o atendimento das reivindicações, como a paridade ativo-aposentado e auxílio-alimentação digno.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF