Sindsep-DF protesta contra a presença da ministra Esther Dweck em evento promovido pelo setor empresarial sobre a reforma administrativa
No dia 21 de março, o Sindsep-DF participou de um ato em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Bloco K para protestar contra um mais lamentável episódio da política de elitização promovida pela pasta.
Nesta segunda-feira, 24, a ministra Esther Dweck participou de um evento organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para defender a reforma administrativa. Segundo a apresentação do evento, o objetivo seria debater diretrizes e “engajar os três poderes” na reorganização da administração pública e da gestão estatal.
A presença da ministra nesse evento intensifica a tendência de elitização e subserviência à tecnocracia, promovendo uma reforma administrativa a conta-gotas, alinhada aos interesses do capital financeiro. Dialogar sobre a reforma com o setor empresarial, em detrimento do diálogo com entidades sindicais classistas que representam o funcionalismo público, evidencia que o governo está na contramão dos compromissos assumidos pelo projeto político eleito pelo voto popular.
Não há reforma possível sem um debate amplo com as representações dos servidores federais, que entendem o funcionamento e as reais necessidades do Estado brasileiro.
A secretária de comunicação e imprensa do Sindsep-DF, Mônica Carneiro, presente no evento destacou o quanto é lamentável e vergonhoso que os servidores tenham que ir à porta do MGI para pedir e exigir que a ministra não adote o setor empresarial como interlocutor para tratar de qualquer tipo de reforma no Estado.
O Sindsep-DF reitera seu compromisso na defesa dos direitos dos servidores e na construção de um Estado que priorize a valorização do funcionalismo público e a prestação de serviços essenciais à população.