Sindsep-DF participa de debate online no perfil do Facebook da ASSAN
Sindsep-DF participa de debate online no perfil do Facebook da ASSAN
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, participa na quinta-feira (9) de debate online ao vivo sobre a Greve Geral de 2012 e as perspectivas de luta dos servidores, às 18h30, no perfil do facebook da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (ASSAN) – @assan.arquivonacional, às 18h30. O outro convidado é Raul Bittencourt, diretor do Sindisep-RJ, e a mediação será feita pelo presidente da ASSAN, Eduardo Lima.
Há oito anos, os servidores do Arquivo Nacional participaram de uma das maiores e mais forte greves da história. Foram dois meses de unidade que nem a justiça, a polícia ou o corte salarial foram capazes de derrubar. Naquele momento, a luta era por um plano de carreira que possibilitasse aposentadoria digna e segurança financeira após anos de trabalho prestados à população, por democracia na instituição a partir da substituição do diretor-geral há mais de 20 anos no comando, e por critérios democráticos para escolha do cargo (todas essas propostas aprovadas na I Conferência Nacional de Arquivos, realizada no ano anterior).
A greve do AN estava inserida numa das maiores greves do serviço público federal, organizada pelos sindicatos gerais em conjunto com a Condsef e a CUT. Eram pleiteados, entre outros pontos, reestruturações de carreiras, reajustes e reposições de perdas inflacionárias, num contexto em que o governo Dilma implementava forte arrocho salarial em decorrência da crise de 2008. Como sempre, os banqueiros aproveitavam a crise para impor mais um remédio amargo de austeridade à população, garantindo seus privilégios.
A greve de 2012 levou ao reajuste escalonado de 2013 a 2015, além do reajuste do auxílio alimentação e da contrapartida à saúde suplementar.