Sindsep-DF participa de audiência pública sobre assédio moral na Câmara dos Deputados

O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, participa nesta quarta-feira, 21 de setembro, de audiência pública convocada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, que vai discutir o assédio moral no mundo do Trabalho. Convocada pela deputada Érika Kokay (PT-DF), a audiência acontece a partir das 9h, no Plenário 12, Anexo II, com transmissão via aplicativo Zoom.

Também compõem a mesa: Maria do Rosário, servidora do MInistério da Educação; José Celso Cardoso, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA); Sérgio Ronaldo, secretário-geral da Condsef/Fenadsef; Kariane Costa, jornalista; e Dione Melo da Silva, representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário.

Cada vez mais comum nos locais de trabalho, o assédio moral tornou-se ainda mais presente na administração pública federal no governo de Bolsonaro. Ao receber as denúncias, o Sindsep-DF tem agido com rigor, exigindo dos gestores públicos a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis.

Vale lembrar que assédio moral é todo comportamento abusivo (gesto, palavras, atitudes) que ameaça, por sua repetição, a integridade física ou psíquica de uma pessoa, degradando o ambiente de trabalho.

O assédio moral compromete a identidade, dignidade e relações afetivas e sociais do servidor, cuja exposição a situações humilhantes, constrangedoras e repetitivas pode causar danos emocionais e doenças psicossomáticas, como alterações do sono, distúrbios alimentares, diminuição da libido, aumento da pressão arterial, desânimo, entre outros, podendo acarretar quadros de pânico e de depressão. Em casos extremos, essas doenças podem levar à morte ou ao suicídio.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *