Sindsep-DF participa de ato “Ditadura Nunca Mai

A direção do Sindsep-DF participou na tarde desta terça-feira, 1º de abril, do ato “Ainda estou aqui! Ditadura nunca mais” que relembrou o dia 31 de março de 1964, início do golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil, na perspectiva de alertar a geração atual sobre os perigos do regime autoritário para a democracia e para o povo brasileiro.

Todas as intervenções foram unânimes em expor o terror da ditadura no Brasil, que foi marcada pela censura, perseguições implacáveis, prisões arbitrárias, torturas sistemáticas e assassinatos. A atividade também fez uma homenagem ao líder estudantil Honestino Guimarães, estudante de Geologia da Universidade de Brasília (UnB), que em razão de sua militância contra a ditadura foi preso seis vezes. Na última vez, aos 26 anos, quando não retornou para casa.

A violência da ditadura militar não se encerrou com a redemocratização. O levante golpista de 8 de janeiro de 2023 escancarou essa ferida aberta: generais e setores das Forças Armadas permitiram a existência de acampamentos em frente a quartéis, onde se tramava abertamente contra a democracia. Exigir a punição de todos os envolvidos no golpe fracassado – dos executores aos mandantes, incluindo os generais coniventes – é um passo fundamental para romper definitivamente com a herança autoritária e avançar na democratização do país.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *