Sindsep-DF luta pelo Plano de Carreira Indigenista
No dia 11 de novembro, a direção do Sindsep-DF se reuniu com o coordenador-geral de Recursos Logísticos da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio de Freitas Mozini, para tratar da cessão de um espaço para a instalação da Seção Sindical do Sindsep-DF no órgão e também da liberação para que materiais produzidos pelo sindicato possam ser dispostos na portaria do prédio da Funai.
No que se refere a um local para a Seção Sindical, o coordenador afirmou não ser possível no momento. Quanto a exposição de materiais do sindicato, ele Mozini afirmou que vai autorizar. Estavam na reunião o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves; a coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora, Thereza Alencar, que também é servidora da Funai; e o coordenador da Seção Sindical no órgão, Eronildo Cavalcanti.
No mesmo dia, os sindicalistas se reuniram com a auditora-chefe da Funai, Janice Queiroz de Oliveira, que será nomeada a nova diretora de Administração e Gestão, para tratar da instalação de uma Comissão que deve ficar responsável por apresentar um proposta de Plano de Carreira Indigenista (PCI). O sindicato esclareceu que a portaria que cria a comissão deveria ter sido publicada em abril, conforme acordado com a direção da fundação, em 30 de março deste ano, mas até o momento isto não ocorreu.
Foi informado ainda que a lista dos integrantes da comissão foi encaminhada pela Condsef à direção da Funai em 7 de abril de 2015, com os seguintes nomes: Rogério Antônio Expedito (Condsef), e os servidores da Funai Frederico Flávio Magalhães, José Maria de Almeida e Silva, Nelmo Roque Scher e Marcos Henrique Moura dos Santos. A comissão terá um prazo de 90 dias para apresentar a proposta de PCI.
A futura diretora solicitou uma cópia do oficio da Condsef de 7 de abril para providenciar a criação da comissão assim que assumir o cargo. O documento foi entregue no dia 12/11. O Sindsep-DF permanecerá acompanhando a questão do PCI e para cobrar uma sala para a Seção Sindical encaminhou ofício para o presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa, solicitando audiência para tratar do assunto.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF