Sindsep-DF comemora aniversário de 37 anos com arraiá julino no tradicional Espaço do Servidor
Centenas de servidores filiados e não filiados ao Sindsep-DF participaram na sexta-feira, 12 de julho, do arraiá julino do sindicato, no Espaço do Servidor, que comemorou os 37 anos do sindicato, fundado em 28 de agosto de 1987 – antes mesmo de promulgada a Constituição que consolidou o direito dos servidores à livre associação sindical, é o primeiro sindicato geral de servidores públicos do país.
A atividade foi aberta pelo secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, que lembrou que ao longo desses 37 anos, o Sindsep-DF não apenas testemunhou como participou ativamente de momentos históricos do país. “Ainda em 1987, quando da sua fundação, o Sindsep-DF fez parte do processo constituinte organizando os servidores no sentido de garantir na Constituição conquistas importantíssimas e até então inéditas para o funcionalismo público, como o direito à greve e à sindicalização, concurso público, estabilidade no emprego, Regime Jurídico Único, que deu origem à lei 8.112, e a aposentadoria por tempo de serviço”, afirmou.
Ele também destacou o protagonismo do sindicato no impeachment do presidente Collor e na eleição do primeiro presidente operário do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Já na história recente do país, Neves lembrou que o Sindsep-DF foi um dos primeiros a alertar os trabalhadores sobre o golpe de Estado que culminou com a saída da presidente legitimamente eleita, Dilma Rousseff, e relembrou a atuação do sindicato, ao lado da CUT, da Condsef e demais sindicatos filiados, em defesa da classe trabalhadora durante o governo genocida.
Também marcaram presença na festa, o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, que saudou os servidores pelos 37 anos de organização sindical e ressaltou o papel do Sindsep-DF enquanto sindicato geral na defesa coletiva por melhores salários e condições de trabalho; a deputada federal Érika Kokay; e a diretora da Executiva da Condsef, Jussara Griffo. O secretário de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Lopes Feijóo, também prestigiou a comemoração, ocasião em que Neves cobrou avanços nas negociações e uma solução para as distorções salariais entre cargos e carreiras semelhantes.
A festa, organizada pela Secretaria de Movimentos Sociais, Cultura, Raça e Etnia, teve início às 12h e se estendeu até 22h, com shows de Alexandre Tecladista, da cantora Rosemaria e da banda Caco de Cuia e apresentação da quadrilha Pau Melado, além de barracas com comidas típicas e a distribuição de brindes diversos aos filiados.
Confira as fotos no nosso álbum no Facebook