Sindsep-DF comemora 33 anos com live especial

Sindsep-DF comemora 33 anos com live especial

O Sindsep-DF completa hoje, 28 de agosto, 33 anos de dedicação e luta em prol dos direitos dos servidores e empregados públicos e por um serviço público de qualidade e gratuito para todo o povo brasileiro. Como tradicionalmente acontece, o sindicato promove uma grande festa para comemorar a data.

Mas, adequando-se a realidade do momento, que exige isolamento social para reduzir os índices de contágio pelo novo Coronavírus, a programação será inteiramente virtual. A super live será na sexta-feira (4/09), das 20h às 22h, com apresentação do cantor Chico César, e um debate político com Jacy Afonso (presidente do PT-DF e um dos fundadores do Sindsep-DF) e Júlio Turra (CUT Nacional), com a mediação do secretário-geral Oton Pereira Neves, além de outros convidados e surpresas. A transmissão será simultânea pelo Facebook e Youtube.

Lutas e conquistas

Ao longo desses 33 anos, o Sindsep-DF protagonizou conquistas importantíssimase até então inéditas para o funcionalismo público como direito à greve e à sindicalização, Regime Jurídico Único (RJU), estabilidade e concurso público, a aposentadoria por tempo de serviço e os planos de carreira, além de testemunhar e participar ativamente de momentos históricos do país. Consciente de seu papel transformador, o Sindsep-DF também foi um dos protagonistas da eleição do primeiro presidente operário, Luiz Inácio Lula da Silva.

Já na história recente do Brasil, o sindicato foi um dos primeiros a alertar os trabalhadores sobre o golpe de Estado que culminou com a saída da presidente legitimamente eleita, Dilma Rousseff; a criminalização dos movimentos sociais e sindicais; a retirada de direitos da classe trabalhadora através da Emenda Constitucional 95/2016; a terceirização sem limites (Lei 13.429/2017); a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), e a Reforma da Previdência (EC 103/2019).

Mantendo a coerência com seus ideais em defesa do serviço público de qualidade e gratuito para todo o povo brasileiro e dos direitos e conquistas do funcionalismo, o sindicato também não se furtou em alertar aos trabalhadores do setor público sobre os riscos de eleger um governo antipovo, autoritário, cujo principal objetivo é a destruição do Estado brasileiro em prol dos grandes empresários e banqueiros, como o de Jair Bolsonaro. E, apesar das tentativas constantes do presidente de enfraquecer os sindicatos representativos dos servidores tentando suspender os descontos em folha de seus filiados, o Sindsep-DF tem mantido o enfrentamento ao governo.

Enfrentando a pandemia

Como todos os brasileiros, o Sindsep-DF também precisou responder rapidamente à pandemia do novo Coronavírus. Como forma de contribuir para a redução dos casos de contaminação e óbito pela Covid-19, o sindicato adotou desde o final do mês de março o trabalho remoto para a sua diretoria e funcionários, e fortaleceu os canais de comunicação online com os trabalhadores do setor públicos, sindicalizados ou não.   

Entre as ações de comunicação e também para marcar o aniversário da entidade, o Sindsep-DF estreia no sábado (29/08) o seu primeiro programa em canal aberto de TV. O Espaço do Servidor na TV é um quadro dentro do Programa Por Brasília, exibido na TV Brasília, afiliada da Rede TV (canal 6), aos sábados, às 10h.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *