Sindsep-DF celebra 37 anos de fundação com muita disposição para continuar defendendo o servidor e o serviço público!

O Sindsep-DF celebra na data de hoje, 28 de agosto, 37 anos de uma história marcada por muitas lutas e inúmeras conquistas para o conjunto dos trabalhadores do setor público que integram o Executivo Federal. Fundado em 28 de agosto de 1987, antes mesmo de promulgada a Constituição Federal que consolidou o direito dos servidores à livre associação sindical, é o primeiro sindicato geral de servidores públicos do país. A entidade divide a data de aniversário com a CUT e a Condsef, que completam 41 e 34 anos, respectivamente.

Ao longo desses 37 anos, o Sindsep-DF não apenas testemunhou como participou ativamente de momentos históricos do país. Ainda em 1987, o sindicato fez parte do processo constituinte organizando os servidores no sentido de garantir na Constituição conquistas importantíssimas e até então inéditas para o funcionalismo público, como por exemplo, o direito à greve e à sindicalização, concurso público, estabilidade no emprego, Regime Jurídico Único, que deu origem à lei 8.112, e a aposentadoria por tempo de serviço.

A entidade também foi protagonista em momentos históricos do país, como no impeachment do presidente Collor e na eleição do primeiro presidente operário do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Já na história recente do país, o Sindsep-DF foi um dos primeiros sindicatos a alertar os trabalhadores sobre o golpe de Estado que culminou com a saída da presidente legitimamente eleita, Dilma Rousseff; seguida da criminalização dos movimentos sociais e sindicais, da prisão do presidente Lula, e da retirada de direitos da classe trabalhadora através da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), da terceirização sem limites (Lei 13.429/2017), e da Reforma da Previdência (EC 103/2019). Além disso, ao lado da CUT, da Condsef e demais sindicatos filiados, o Sindsep-DF teve uma atuação marcante em defesa da classe trabalhadora durante o governo genocida de Bolsonaro.

Com a reabertura das negociações com o governo – após um longo período de interrupção de qualquer tipo de negociação coletiva no serviço público ocorridos no passado recente do país, marcado também pelo desmonte e sucateamento dos órgãos públicos, descontinuidade de diversas políticas, e congelamento salarial do funcionalismo – a direção do Sindsep-DF participou de inúmeras negociações no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para a estruturação e a reestruturação das carreiras e se posicionou de maneira incisiva contra a política salarial adotada pelo MGI, que acabou aprofundando as distorções salariais já existentes, ao conduzir as negociações no sentido de firmar acordos parciais com categorias distintas, além de impor uma determinada visão de Estado que claramente discrimina servidores por atividade, nível de escolaridade e faixa etária.

Consciente do seu papel transformador, o Sindsep-DF celebra seus 37 anos com a realização do XVIII Congresso da entidade, que acontecerá de 29 a 31 de agosto, no CNTI em Luziânia/GO, e cujo centro da discussão é a luta pela valorização dos servidores e para recuperar o serviço público. Neste sentido, o sindicato segue firme em busca de avanços e com a certeza de que muitas lutas ainda virão!

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *