Setor suspende greve mediante acordo
Como o governo aceitou abrir as negociações do plano de carreira, os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) decidiram, em assembleia dia 10.12, suspender a greve, após 25 dias de paralisação, e manter a mobilização. No mesmo dia, uma plenária nacional do setor também aprovou o fim da paralisação em todo o Brasil.
O compromisso é que o plano será discutido até 22 de fevereiro e transformado em lei ainda em 2010, com efeito financeiro integral em 2011. A discussão do plano não impossibilita a negociação de um reajuste em 2010, a título de antecipação ao plano. A direção do MTE se comprometeu ainda a não descontar os dias parados em função da greve, os quais serão compensados pelos servidores.
A greve representa um marco na história da categoria, que pela primeira vez realizou uma paralisação específica do setor, com a participação de 22 estados, a maioria deles com 100% de adesão. Caso o governo não cumpra os compromissos, os servidores poderão deflagrar um novo movimento paredista.
Atenção – o Sindsep-DF pede aos servidores que comuniquem qualquer forma de retaliação em função da participação na greve, para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Fonte: EG 358