Servidores federais participam de ato contra o Arcabouço Fiscal
Os servidores federais participaram na manhã desta quinta-feira (15), em frente ao Senado Federal, de ato nacional contra o Arcabouço Fiscal – Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023 que foi aprovado na Câmara e deve ser votado nos próximos dias no Senado Federal.
A luta é para retirar do texto os “gatilhos” que congelam os salários dos servidores, suspendem a realização de concursos públicos e inviabilizam a progressão e promoção funcionais. Os servidores também querem a retirada do texto dos trechos que implicam em redução nos investimentos em serviços públicos, ameaçam a saúde, o Fundeb, o Fundo Constitucional do DF, e a viabilidade do piso da enfermagem.
Presente na atividade, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, ressaltou que o governo do presidente Lula foi eleito para o povo ser incluído no orçamento da União, ou seja, para ampliar o acesso dos brasileiros aos serviços públicos. “Essa proposta de arcabouço fiscal nada mais é do que excluir o povo do orçamento e perpetuar a agiotagem nacional e internacional para o pagamento da dívida pública. Cabe ao Senado reverter isso, pois o que o povo precisa é de um serviço público de qualidade e, para isso, os servidores precisam estar bem remunerados e o Estado ter a garantia de verbas para educação, saúde, cultura, programas sociais, proteção do meio ambiente, segurança pública, entre outros”, afirmou.
Assita ao vídeo aqui!