Servidores do MS cedidos ao GDF seguem mobilizados pela PASUS
Os servidores do Ministério da Saúde cedidos ao Governo do Distrito Federal (GDF) decidiram intensificar a luta pela manutenção do valor da Parcela Autônoma de Integração ao Serviço Único de Saúde do DF (PASUS), que atualmente é de R$ 5 mil. Ao mesmo tempo, o setor decidiu manter a mobilização pela extensão da Gratificação de Atividade de Combate e Controle de Endemias (GACEN) para todos os servidores do MS que atuam no combate à dengue.
Os servidores se reuniram em assembleia no auditório do Sindsep-DF, no dia 20 de abril, para avaliar o andamento das negociações com o governo federal, referente à GACEN, e com o GDF, sobre a PASUS.
Na ocasião, o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo, informou sobre o andamento da Campanha Salarial 2023/2024, que conta com uma extensa pauta de reivindicações que inclui o aumento urgente da contrapartida do plano de saúde; equiparação do auxílio alimentação com os Três Poderes; e política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do vencimento básico e incorporação das gratificações, entre outras demandas.
Em sua intervenção, Sérgio lembrou que foi graças à unidade dos servidores que o funcionalismo conquistou o reajuste salarial linear de 9% e o aumento de 43,6% no auxílio alimentação, que passou para R$ 658,00, ambos a partir de 1º de maio.