Servidores do Incra organizam mobilização para esta terça, 23
Em mais uma atividade de mobilização nesta segunda-feira, 22, os servidores do Incra lotados na sede e no SR-28 decidiram realizar duas importantes ações esta semana. Amanhã, 23, farão um ato em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público (MGI), bloco K, a partir das 11h, para cobrar a imediata reabertura das negociações pela reestruturação da carreira. Na segunda, dia 15, o setor aprovou em assembleia conjunta do Sindsep-DF e da Assera/BR contraproposta de reajuste elaborada pela Condsef e Cnasi-NA. No dia 10, a Condsef já havia enviado ofício ao MGI comunicando que a proposta apresentada na reunião de 24 de junho foi rechaçada por ampla maioria dos servidores e solicitando a reabertura das negociações.
Também hoje, os servidores aprovaram a adesão ao ato nacional dos movimentos sociais do campo, que acontecerá na quinta-feira, dia 25, que tem entre as principais bandeiras de luta a reforma agrária, a melhoria das condições de trabalho no campo, e o fortalecimento do Incra, órgão responsável pela execução das políticas de reforma agrária e pela realização do ordenamento fundiário nacional. “É impossível falar em fortalecimento do Incra sem falar da valorização dos servidores. A reestruturação das nossas carreiras é imprescindível para evitar a evasão funcional e colocar em prática a política nacional de reforma agrária, um dos pilares da campanha que elegeu o presidente Lula”, afirmou Maria de Jesus, diretora do Sindsep-DF e da Condsef.
Ela ressalta que a grave situação estrutural do Incra e das carreiras na atualidade, que incluem falhas na gestão e deficiência no orçamento, são problemas que afetam o atendimento do órgão aos 30 milhões de brasileiros que precisam dos serviços do Incra.
Veja abaixo o ofício e a íntegra da contraproposta encaminhada pela Condsef ao MGI na sexta-feira, 19.