Servidores do Incra lotados no DF aprovam nova proposta construída por entidades sindicais
Em assembleia conjunta do Sindsep-DF e da Assera/BR, na manhã desta segunda, 15, os servidores do Incra lotados na sede e na Superintendência Regional do DF e Entorno (SR-28) aprovaram por unanimidade proposta de reajuste elaborada pela Condsef e Cnasi-AN, com vistas a reabrir a mesa de negociação temporária e específica do setor no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
De acordo com a Condsef, a nova proposta busca resolver questões como a melhoria da proporção salarial entre Vencimento Básico (VB) e a gratificação de desempenho (GDARA); melhoria da remuneração dos servidores de cargos de nível médio e de nível auxiliar; e isonomia salarial entre as carreiras de Reforma e Desenvolvimento Agrário e a de Perito Federal Agrário.
Diretora da Executiva do Sindsep-DF e servidora do Incra, Maria de Jesus, explica que os servidores do Incra nos estados tem até o dia 17, quarta-feira, para avaliar e deliberar sobre a proposta. Caso seja aprovada pela maioria das unidades do Incra, a contraproposta será encaminhada pela Condsef à Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MGI), com o intuito de retomar as negociações, o que depende de uma disposição do governo, já que o MGI deu a a entender que as negociações estavam encerradas. Vale lembrar que a Condsef protocolou, em 10 de julho, ofício no MGI comunicando que a proposta apresentada na reunião de 24 de junho foi rechaçada por ampla maioria dos servidores do setor e solicitando a reabertura das negociações.