Servidores do Incra intensificam mobilização por reajuste e reestruturação da carreira

Na última quarta-feira (10/01), servidores federais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizaram um ato, em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), para cobrar uma resposta do governo sobre as medidas adotadas para a estruturação das carreiras do funcionalismo público do MAPA, do MDA e do Incra.

As propostas foram repassadas ao governo pela Condsef/Fenadsef e pela Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi) durante a instalação da mesa setorial e temporária de negociação, realizada no dia 30 de outubro de 2023.

Durante o ato, os servidores foram recebidos pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, com a presença do presidente do Incra, César Aldrighi, da Secretária Executiva do MDA, Fernanda Fernanda Machiaveli, da Diretora de Programas e Presidente Substituta do Incra, Débora Mabel, e do diretor de Gestão Estratégica e coordenador da Mesa Local de Negociação Permanente, Gustavo Noronha.

Os representantes do governo informaram que as propostas de reestruturação das carreiras foram entregues à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, acompanhadas da moção de apoio dos superintendentes regionais do instituto. Os representantes também afirmaram que a ministra está ciente de toda a situação de desmonte do órgão e apoia sua reestruturação.

Na avaliação da diretora do Sindsep-DF, Maria de Jesus Santana da Silva, o apoio das direções dos órgãos e o reconhecimento da importância da valorização do quadro funcional para a reforma agrária e o ordenamento fundiário nacional é muito bem-vinda. Contudo, para que a próxima reunião de negociação, prevista para o dia 14 de março, tenha êxito, são fundamentais a organização e a mobilização da categoria.

Para tanto, Maria de Jesus salienta a importância da participação dos trabalhadores nas atividades convocadas pelo Sindsep-DF. A diretora reforça o convite para que todos os servidores do Incra, do MDA e do MAPA, ativos, aposentados e pensionistas, filiados ou não ao sindicato, compareçam à assembleia geral virtual que será realizada amanhã (18/01), às 10h30, com o objetivo de analisar a conjuntura política que se apresenta ao funcionalismo público federal, avaliar a proposta de reajuste do governo e a contraproposta construída pela Condsef/Fenadsef, com a assessoria da equipe do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

Para o andamento das reivindicações específicas do setor, os sindicalistas preveem a elaboração de um calendário de lutas para pressionar o governo a apresentar uma proposta à categoria na reunião agendada para o dia 14 de março.

Quer ajudar a promover a reforma agrária e a justiça no campo brasileiro? Apoie os trabalhadores no setor público!

O Sindsep-DF apoia essa causa!

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *