Servidores da área ambiental seguem mobilizados com atos em Brasília

Com parte da categoria em greve, os servidores da área ambiental realizaram uma série de atividades de mobilização no dia de hoje (07). Pela manhã, foram dois atos, às 10h, em frente ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e, a partir das 11h, em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). À tarde, a atividade foi na Praça dos Três Poderes. Em todas as ações houve a participação de servidores de outros estados. O setor busca a construção de um acordo no processo de negociação com o governo para a reestruturação da carreira ambiental.

O movimento ainda tenta negociar a diferença entre os percentuais ofertados aos servidores ocupantes de cargos da carreira de especialista em meio ambiente (CEMA) com relação aos percentuais ofertados aos servidores do Plano Especial de Cargos do Meio Ambiente (PECMA), além da equiparação do reajuste ofertado aos servidores ocupantes de cargos de nível auxiliar.

Além disso, buscam agregar temas fundamentais ao acordo com a criação de grupos de trabalho para discutir, entre outras questões, a inclusão da CEMA na Lei do Adicional de Fronteira, e a reestruturação da CEMA e do PECMA.

Os servidores buscam também o compromisso do governo para repactuar as metas globais e institucionais do Ibama e do ICMBio. A categoria também espera que conste no acordo a ser firmado a compensação dos dias parados (por hora ou demanda represada), de forma a evitar o corte de ponto.

Coordenador da Seção Sindical do Sindsep-DF no Ibama, Duílio Ribeiro Tunes, avalia como positiva a mobilização dos servidores, mas acredita que é preciso intensificar a participação da categoria nos atos e demais atividades convocadas pelas entidades representativas dos servidores na área ambiental – Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

A mobilização continua amanhã (08), com ato a partir das 9h30, no Ibama sede. Também nesta quinta, os servidores lotados no DF realizam assembleia para avaliar e deliberar sobre a proposta do governo.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *