Servidores Administrativos do MJSP, PF e PRF Intensificam Luta por Plano de Cargos Unificado
Na tarde de ontem, 04 de dezembro, servidores administrativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) uniram forças em mais uma manifestação conjunta. A mobilização, parte da luta contínua por um plano de cargos unificado, reuniu os trabalhadores no anexo II do MJSP, às 12h30, de onde seguiram em direção ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no bloco C da Esplanada dos Ministérios.
O ato expressou o descontentamento da categoria com a falta de respostas concretas da ministra Esther Dweck sobre as reivindicações. Durante a manifestação, os servidores foram informados de uma reunião marcada para quinta-feira, 05 de dezembro, no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski. No encontro, será apresentado o resultado das discussões do Grupo de Trabalho (GT) com o MGI, realizadas em 27 de novembro.
Além de reforçar a luta por valorização, a manifestação foi marcada pela coleta de assinaturas para a “Carta Aberta ao presidente Lula”. O documento, aprovado no XVIII Congresso do sindicato, critica a condução da política salarial pelo MGI, que, segundo os servidores, aprofunda distorções salariais, fragmenta o serviço público e promove sua elitização.
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, destacou a importância do engajamento da categoria. “O MGI está na contramão da política de valorização dos serviços públicos. Estamos vigilantes para corrigir essas distorções. A assinatura da Carta Aberta é uma das respostas que podemos dar. Este documento será entregue ao presidente Lula no próximo dia 12, durante ato no Espaço do Servidor. Ele nos prometeu valorização durante a campanha, e seguiremos cobrando,” afirmou.
A mobilização segue firme, buscando garantir uma política salarial justa e condições dignas para os servidores públicos.