Servidor, sai do camarote e vem pra luta!
O prazo para garantir recursos no orçamento da União para a criação da Carreira de Gestão de Políticas Públicas Educacionais (GPPE) e do Plano Especial de Cargos do MEC (PECMEC) em 2025 está acabando. Para forçar o governo a avançar nas negociações, o Sindsep-DF convoca os servidores do Ministério da Educação (MEC) a intensificar a mobilização participando dos atos do Sextou na Luta e demais atividades convocadas pelo sindicato.
A Seção Sindical no MEC vem atuando em várias frentes para garantir a conquista do plano de carreira. Além dos atos semanais, a direção do Sindsep-DF iniciou visitas aos parlamentares e permanece cobrando uma agenda com o ministro Camilo Santana.
Para integrar à luta unitária do funcionalismo, os servidores aprovaram no Sextou na Luta do último dia 22 a participação na Mobilização Nacional pelo reajuste do funcionalismo, dia 3 de abril, que contará com atividades em todos os estados. Em Brasília, o ato organizado pelo Sindsep-DF será realizado em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (bloco k), a partir das 10h.
“Nós, servidores do MEC, vamos nos juntar aos demais setores do funcionalismo do Executivo federal para cobrar nosso plano específico. Enquanto muitos setores, inclusive as autarquias vinculadas ao MEC, lutam pela reestruturação de seus planos, ainda estamos em luta por uma carreira”, afirmou Beronicy Farias, coordenadora da Seção Sindical no MEC.
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, ressalta que os servidores do MEC recebem cerca de 46% a menos que os servidores dos órgãos vinculados ao ministério. “É uma injustiça que só será corrigida com a conquista do plano de carreira específico. Mas essa luta só será vitoriosa se os servidores intensificarem sua mobilização”, comentou.